As 3 melhores universidades a distância que actuam em Angola

Em todo o mundo o Ensino a Distância tem crescido a um ritmo muito acelerado, inclusive em países do chamado “terceiro mundo” como o Brasil onde hoje em dia 1 em cada 73 brasileiros estuda à distância. Devido aos avanços das TIC’s grande parte das maiores e mais reconhecidas universidades já oferecem cursos de graduação, pós-graduação e até doutoramento online.

Uma das vantagens desta nova forma de ensino é a possibilidade que o formando tem de estudar onde e quando achar mais cômodo, podendo estar em qualquer parte do mundo precisando apenas de estar conectado à internet. Sendo assim, este sistema de ensino não tardou em chegar à Angola e neste artigo você encontrará três universidades online que considerei serem as melhores que actuam em Angola.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB VIRTUAL

A UCB é a sexta melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, criou e 2004 a UCB – Virtual como sendo o ramo encarregue do Ensino à Distância. Em 2006 firmou parceria com o Colégio Salesiano Dom Bosco em Angola, hoje a UCB – Virtual já conta com dois pólos de apoio presencial em Luanda e no Dondo.

Cursos

Você terá a liberdade de escolher o curso em que melhor se enquadra, pois a UCB – Virtual tem uma oferta bastante variada, que vai desde a Administração, Gestão de RH, Turismo, Pedagogia e até Filosofia! Como o Menos Fios é um blog sobre tecnologia vou aqui destacar os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Segurança da Informação. Gostou não é? E tem mais! Estes cursos podem ser feitos em dois anos e meio, ou seja, em apenas 5 semestres.

Propinas

Quanto as propinas, a UCB – Virtual é a mais barata das três universidades que apresento neste artigo. Para o ano lectivo de 2012 o preço da mensalidade é de 210 USD por mês, um preço aceitável relativamente aos que são praticados pelas universidades presenciais.

Localização

Os escritórios da UCB – Virtual em Luanda estão localizados no Instituto Superior Dom Bosco, no Bairro Palanca, rua do Sanatório junto à Universidade Católica de Angola. E na província do Kwanza Norte no Centro de Formação Profissional Dom Bosco, minicípio do Dondo.

FACULDADE AIEC

A AIEC é a mais conhecida entre os angolanos. Segundo informações que colhi no seu site, a Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC) é o principal programa on-line de Administração do Brasil, e um dos melhores do mundo. Com os mais competentes professores de Administração e uma metodologia exclusiva de ensino a distância.

O que torna esta faculdade tão especial é que oferece apenas um curso de graduação: Administração. Por este motivo eles tornaram-se “especialistas” na matéria, o seu sistema de ensino possui certificação ISO 9001 – Certificação Internacional de Qualidade.

Cursos

Como já referi acima, a AIEC oferece apenas um curso de graduação, mas possui também cursos de pós-graduação MBA em Captação de Financiamento e MBA em Finanças.

Propinas

A mensalidade na AIEC é um pouco mais “puxada” do que a primeira, a mensalidade no ano lectivo de 2012 está no valor de 246,40 USD (24.600,00 AKZ). Um preço que já se aproxima às mensalidades das universidade presenciais mais baratas em Luanda.

Localização

O pólo de apoio presencial da AIEC em Luanda está situado nas dependências do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude – ISPAJ, no Projecto Nova Vida.

AMERICAN WORLD UNIVERSITY – AWU

AWU é uma universidade americana de abrangência internacional, criou uma divisão latino americana sediada no Brasil responsável para os países de língua portuguesa. Em 2008 a AWU assinou um acordo de cooperação com a Universidade Agostinho Neto, para programas em conjunto de ensino à distância e semi-distância, destinados à angolanos, brasileiros e outros cidadãos lusófonos.
Tanto a UCB – Virtual, como a AIEC possuem permissão para actuar em Angola, mas a AWU foi mais além devido a este acordo acima citado os certificados passados por esta universidade são automaticamente reconhecidos pela UAN, isso não quer dizer que as outras universidades não são reconhecidas, mas na AWU o processo é mais simples.

Cursos

Esta é a universidade que oferece o maior número de cursos, de graduação, pós-graduação (especialização), mestrado, doutorado, pós-doutorado e extensão universitária. Para ver a lista completa de cursos visite o site da AWU

Propinas

A mensalidade na AWU é a mais cara de todas aqui apresentadas, o custo mensal dos cursos de graduação para o ano lectivo de 2012 é de 280 USD, custando o mesmo que uma universidade presencial em Luanda.

Localização

Os escritórios da AWU em Luanda estão localizados na Maianga, rua Marien Nguabi, nº912 – Terreo e em Viana, na Av. Deolinda Rodrigues, Vila Nova.

CONCLUSÃO

O Ensino à Distância é hoje em dia uma opção a considerar, principalmente para os profissionais que já não dispõem de tempo para estar numa sala de aula. As vantagens são inúmeras, nada melhor do que estudar ao seu próprio ritmo na comodidade de sua casa ou em qualquer outro lugar que preferir, além de ser também uma boa oportunidade de dar um “upgrade” no curriculum sem ser necessário interromper o seu emprego, como é o caso dos profissionais da área das TIC’s que estão sempre em “projectos”.

E você, leitor? O que acha do Ensino à Distância? Conhece outras universidades online que actuam em Angola? Escreva um comentário abaixo dando a sua opinião, dica, sugestão ou contando a sua própria experiência.

Sobre Mauro Yange

Estudante de Gestão de TI e "viciado" em Web2.0, WebWriting e Marketing Digital, juntou-se a equipa do MenosFios colaborando com conteúdos sobre tecnologia, com foco em Formação e Empreendedorismo.

Leia também

Comentários no Facebook

77 Comentários

  1. Mnauel Vumi em disse:

    Eu coloco a AIEC no topo das três, nao por ser aluno daquela instituíçao de ensino mais, pela qualidade dos contiúdos oferecidos, pela metodologia do seu ensino e pela crtificaçao internacional.

    • mauro.yange em disse:

      Muito bom Manuel… Eu também acho a AIEC fora de série, já tive contacto com eles e o “Apoio ao Cliente” é bem melhor do que qualquer outra. Outra grande qualidade neles é a organização… o grande problema é a falta de variedade na oferta de cursos, por este motivo a UCB – Virtual é mais “famosa”..

  2. GILDO DA CRUZ em disse:

    A AIEC está acima das três, como disse o Manuel Vumi.Aprincípio eu também tinha um ponto de vista um tanto quanto negativo a respeito da AIEC,mas agora e pelo facto de ter alguns familiares que já passaram nesta instituição e acarretam hoje uma grande bagagem de conhecimento fruto da qualidade do tecido produtivo acadêmico desta instituição, tenho outro ponto vista e já penso firmemente em estudar na AIEC no próximo ano lectivo 2013.

    Abraços a todos

    • José Neto em disse:

      Concordo com o comentário do Vumi, não só por ser meu colega de turma mais também pelo conteúdo, dinâmica. Ademais é matéria é tão exigente que muitos acabaram por desistir. Na AIEC os professores e tutores são muitos exigentes.

      Abraços

      • Jose Quenguela em disse:

        É verdade que a propina na Aiec , é meio puxada , quase o mesmo que as universidades presenciais em Angola mas , a Aiec tem uma qualidade de longe superior as presenciais aqui do nosso mercado e eu falo por experiencia porque ja estudei em duas Universidades diferentes nomeadamente a Upra , Gregorio Semedo e agora estou na Aiec . Pela qualidade do curso me atreveria a dizer que o preço é até uma pechinha , entende-se porque a Aiec tem o certificado de qualidade internacional .

    • mauro.yange em disse:

      Vejo que temos aqui muitos estudantes da AIEC, agradeço a vossa participação.

      Gildo Cruz, muitas vezes isso acontece, as pessoas não percebem a ideia de que é possível estudar a distância. O amigo Gerson Luis explicou sobre isso no seu comentário: “como tudo que é novo e desconhecido, as pessoas demonstram grande resistência para enfrentar, viver e praticar, esta nova forma de vivencia social”… bem dito!

      Manuel Vumi, tens toda razão, não é fácil e o pior é que nós (alunos) é que dificultamos as coisas…

      O José Neto também tocou num ponto interessante, muita gente chega mesmo a desistir!

    • Gustavo Wandakeya em disse:

      Meus caros amigos, eu concordaria que a primeira passasse para baixo e a AIEC e AWU ficariam em cima de forma paralela, pelas seguintes razões.
      1. AIEC – Foi a escola que me graduou e hoje sem medo de errar me sinto grande profissional em Administração, em condições de ombrear com formandos de qualquer Universidade do Mundo, esta é e será sempre uma referência.
      2. AWU – É a escola que estou frequentando ao nível de Mestrado, está a ser uma experiência sem igual, com qualidade e exigências semelhantes as da AIEC e tem um valor acrescentado pelo facto de seu Universidade, diferente da AIEC que é uma Faculdade. A AIEC está oferecendo apenas o curso de Administração e em Nível de graduação e a AWU oferece vários cursos, sendo mais valia para aqueles que pretendem fazer um curso diferente da Administração – Mesmo que eu penso que Administração é o curso mais estratégico e promissor para o Seculo XXI.
      3. A outra já experimentei…

      • Edson Ferreira em disse:

        Oi Gustavo! Diz-me como é a AWU? Terminei agora a AIEC e estou a procura de uma instituição de qualidade igual ou superior para fazer o mestrado. Qual a duração do mestrado na AWU. Qual o valor da propina?

  3. Gerson Luís em disse:

    A questão de estudar online, a principio, como tudo que é novo e desconhecido, as pessoas demonstram grande resistência para enfrentar, viver e praticar, esta nova forma de vivencia social. Assim, estudar online não foge a regra do comportamento humano da resistência ao novo e diferente, segundo a psicologia comportamental.

    Porém, quanto as três instituições de ensino superior a distância mensionadas no artigo em referência, trás-nos uma profunda reflexão do que queremos fazer da Angola do hoje e do amanhã, quando a melhor instituição do Brasil de ensino online para seu diploma ser reconhecido, acarreta tantas barreiras e excesso de burocrâcia?! O ensino a distancia não é novo em Angola, pois na era da colonização portuguesa, já se estudava a distância para Portugal, a metropoles de então! A titulo de exemplo, foi o antigo ministro das Relações Estrangeiras, Venâncio de Moura, que estudou a distancia, no distrito de Carmona, atualmente provincia do Uíge.

    Portanto, urge elaborar as Leis sobre o ensino a distância e permitir com isso a inserção de outras instituições superiores ao redor do mundo que queiram ministrar os seus cursos para os angolanos!

    Todavia, sobre as instituições e suas capacidades curricular, administração eficiente, comunicação e tecnologias disponiveis, suporte institucional, docência e decência, rigor na avaliação e monitoramento dos alunos, sem medo de errar a AIEC, usa os metodos mais refinados e modernos de ensino-aprendizagem em Angola!Porém, conheço varias pessoas formadas na UCB-virtual, que têm ”bagagem” academica de encher os olhos de qualquer um aluno do mundo!

    Assim sendo, o que se deve fazer é melhorar sempre e atualizar os metodos de ensino, aproximando-se das grandes universidades dos países bem administrados, para agregar valor substancial aos formandos e a instituição de ensino online.

    Contudo, urge inspencionar as instituições no país, para exigir de sua direção que cumpram com o estipulado em suas cartas de apresentação legal entregue no dia do seu reconhecimento no país.

    • mauro.yange em disse:

      Muito obrigado pelo contributo Gerson…

      Em conversa com a Profa. Cibelly (Directora do Polo Angola – UCB) soube que o Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia já tem vindo a formar parcerias (inclusive com a UCB) para a aplicação e regulamentação do ensino a distância em Angola. O problema é que o próprio ensino superior em Angola ainda é retardado e é praticamente impossível implantar o EaD (que exige muita organização e disciplina) por cima do nosso sistema actual.

      Sendo a assim a luta por enquanto é alinhar o próprio sistema de ensino superior existente para que esteja nos mesmos padrões praticados internacionalmente e só depois investir no EaD. O pior é que não sabemos quanto tempo isso irá levar!

  4. Manuel Vumi em disse:

    Muitos pensam que, estudar online é tarefa fácil. Eu digo nao!
    Estudar online exige muita disciplína. Para nada adiantarao os bons conteúdos, os bons métodos e etc, se o aluno nao for disciplinado ( organizado, dedicado, pasciente, colaborativo, comunucativo e exigente com sigo mesmo).
    Quem tal como eu está neste mudo, com certeza concorda com migo.

    • Fernando Casaco em disse:

      Caro Manuel,
      Nada mais acertado! Antes de passar a frequentar um destes cursos a distância, também tinha muitas reticências em relação ao ensino a distância, porém, passados três semestres sou de opinião diferente. Sou aluno da AIEC, não posso afirmar que a AIEC seje melhor que as outras já que nunca tive contacto com o conteúdo ministrado pelas outras, no entanto, digo que estamos bem servidos do ponto te vista de conteúdos, suporte técnico e assistência ao estudante. Para que tudo isto resulte em ganhos, é necessário que o aluno se empenhe ao máximo e deve ser muito disciplinado, aqui não há lugar para os ´´molengões“ ou aqueles que apénas andam atraz de um canudo! Aqui quem quiser graduar-se terá que suar bastante.
      Obrigado.

  5. Costa fernando em disse:

    manuel concordo plenamenti contigo exige tempo apropriado para estudar e nao so es obrigado a estudar constantimente mais teoria e menos pratica cara

    • Proaccess em disse:

      Eu recomendo a universidade AIEC pela qualidade dos seus serviços, é uma universidade especializada em formação de Administradores, digo isso por ser aluno dessa universidade.

  6. Gildo da Cruz em disse:

    Espero que a AIEC continue a solidificar cada vez mais e melhor a tradição que lhe é característico, em termos de qualidade de ensino, assim como as outras instituições de ensino online em Angola.A quase uma semana que também fui selecionado como novo aluno da AIEC, para o ano lectivo 2013 fruto do vestibular feito no dia 20 de outubro de 2012.Quero parabenizar todos os selecionados, que já agora passarão a ser meus colegas e encorajar aqueles que infelizmente não foram selecionados.A minha palavra de para estes é: persistam sempre e nunca recuem dos vossos objectivos;não é por morrer uma andorinha que a primavera acaba, dizia a minha mãe.
    A todos os estudantes da AIEC do polo de Angola desejo-lhes sucesso e façam cada dia, no que se refere a vossa formação, um bom nome para engrandecer e manter a qualidade desta brilhante instituição de ensino único.

  7. André Pinddi em disse:

    Não me intendam mal,aiec diz ter bons professores eu acho que é só em administração.
    como é uma instituição internacional vai ter apenas um curso?

    • Mauro Yange em disse:

      André,
      A AIEC é voltada somente para Administração, por isso eles fazem bem o seu serviço pois são especialistas na área.

      Das três, qual seria a melhor universidade na tua opinião?

  8. Prezados Leitores do blog Menos Fios,

    É com satisfação que estamos acompanhando suas participações nesta publicação sobre as universidades a distância em Angola. Colocamo-nos à disposição por meio do nosso canal de atendimento, atendimento@aiec.br, para informações sobre nossa instituição e curso de graduação em Administração.

    Também convidamos vocês para lerem a entrevista do Sr. Benedito Paulo Manuel – Gerente para o Planejamento Estratégico Integrado e Novos Negócios da Sociedade Mineira Catoca – Angola – África e aluno formado pela Faculdade AIEC http://www.aiec.br/revista/edicoes/julho_2012/pdf/07_10.pdf

    Um abraço,
    Equipe Faculdade AIEC

  9. Emanuel Lima em disse:

    Angolanos, A AIEC e a UCB parecem-me credíveis e acredito que possam ser chamadas de Universidades.
    AMERICAN WORLD UNIVERSITY (AWU) – Meus queridos compatriotas dirijam-se ao site ou melhor consultem o Wikipédia e depois comentem. Esta nem é reconhecida nos USA, como também na grande maioria dos países. Chamem-lhe o que quiserem, menos Universidade. Não desperdicem o vosso caro dinheiro.
    E o que mais me espanta, é saber que uma instituição como a UAN, a tenha reconhecido. Que vergonha. Diz-me com quem andas…/…

    • joao secuma em disse:

      se tens certeza disso.. mostra provas pork eu me escrevi la ano passado

  10. Lourenco Antonio em disse:

    Caros internautas!
    Ainda sobre as melhores universidades on line.
    Orgulho-me de ter sido aluno da AIEC. Os quatro anos que cursei administração proporcionaram-me um leque de conhecimentos sobre a área que é de dar inveja.
    A metodologia é da mais expedictas que se reconhece na actualidade, professores competentes e muitos dedicados ao seu trabalho e muitos deles formados em administração, nas suas mais diversas áreas.
    Os contéudos são disponibilizados via on line, devendo o aluno baixar para o seu computador ou simplesmente imprimir e arquivar em pastas para consultas posteriores.
    Estudos de Caso, como mecanismo de aliar a teoria à prática.
    Achei fantástico e recomendo a quem queira graduar-se em administração a dirigir-se para essa instituição de ensino superior. Não se vai arrepender.
    Em Fevereiro vamos participar da colação, portanto, será um momento sem igual, no meu percurso.
    Alí os alunos não têm que se queixar de ninguém, como acontece nas universidades presenciais. Ou estuda, resolve e exercicios e faz provas com notas acima de 7 ou reprova.
    Não há caminho para gasosa, ou troca de mimos entre quem quer que seja. Exige acima de tudo disciplina e organização pessoal.

  11. Eduardo Ferreira em disse:

    Quanto a universidade Americana os cursos não são publicadas porque?

    E com relação a mesma como são feitas as provas?

    ENADE as provas só são feitas em Luanda ou á uma outra provincia?

    Sem mais assunto de momento espero do vosso deferimento.

    Eduardo

  12. joao secuma em disse:

    os cursos sao publicados eu tenho uma revista da AWU eles estao na Maianga proximo do hotel flamingo

  13. Bengo em disse:

    Sou estudante da AWU e recomendo esta Universidade a todo o futurista. Pelo que, a AWU tem uma estrutura organizacional e metodologia de ensino que a coloca não no auge, porém numa posição de liderança nesta modalidade de ensino. É importante que as sociedades percebam que o mundo está caminhando, desde a teória da relactividade de Albert, para o comprimir de tempo e espaço, o que impele os homens a pesquisar e optarem por economia de tempo e espaço.

    Saibam também, meus caros que, o ensino a distância é a génise da escola do futuro, uma escola em que o estudante se sentará numa cadeira de secretária, colocará um headset e será teletransportado para uma sala virtual com todos os mecanismos de ensino-aprendizagem. Falamo-vos de um mundo em que lhe será colocado um chip no cérebro que contém toda a informação de que um piloto precisa para o exercício da sua profissão. Falamos de um mundo em que as grandes corporações oferecem uma grande variedade de capacitações online e que muitas conferênias são levadas a cabo por profissionais dispostos em diferentes cantos do mundo, prém ao mesmo tempo.

    Este é o mundo que começou com a era virtual e no qual quem não quiser despertar para o progresso para que os grandes pensadores se propuseram será antiquado, ridicularizado e despresível, com o mesmo esteriotipo com que visualiza a nossa marcha para frente. Percebam isto, meus caros.

  14. Domingos Paquete em disse:

    Quando é q começarao? as aulas na UCB.

  15. Mateus de Deus em disse:

    meus irmao a Aiec, sem duvida obedece os padroes Internacional, como ja fizemos a leitura do nosso Amgo q esteve ni Uora, Gregorio Semedo e veio para aiec pensando q e relaxe meus irmao no aiec e mesmo para estudar, respeita o aluna do aiec.

  16. Almeida em disse:

    ola! amigos td bem gostei desta ensino a distancia, estou sem informação mais vamos la. analisar como funciona não gosto de falar muito gosto ver mesmo para depois tirar as minha conclusões.
    valeu ate breve. fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii……………………………………………………………..

  17. João Simba Langa em disse:

    Caros amigos,
    Estou por me inscrever para universidade à distância,mas antes estou aqui no processo de pesquisa, qual que garante fiabilidade e credibilidade, para não entornar o dinheiro numa, depois do curso ficar arrependido.
    Gostei de ler os comentários do Nelson Neto e do Manuel Vumi, são bastante lucidativos.
    Desejo fazer mestrado, qual delas(universidades) que me aconselham?
    Um abraço,
    João Simba Langa

  18. João Simba Langa em disse:

    Amigos,
    Depois de ter feito um comentário a respeito da fiabilidade e crdibilidade de Universidades que actuam em Angola à distância, esta manhã recebi o feedback do ilustre Mauro Yange, com um link da Universidade Católica do Brasília, já visitei o site várias vezes, infelizmente, tem bons cursos, diga-se da minha inclinação, mas só que são cursos em Pós-graduação, eu quero um mestrado. O meu desejo é de fazer um mestrado no ramo de ciências sociais e humanas, rimaria com a minha licenciatura (Jornalismo).
    – Na Faculdade AIEC tem cursos de negócio.
    – Na American World University, não consegui visualizar os cursos, ajudam-me nesse sentido.
    – A FUNIBER com a sede na Universidade tem bons cursos, mas não sei nada dela, alguém um comentário a respeito da FUNIBER.
    Caros amigos, estou pronto para me inscrever, ajudam-me, numa que tenha mestrado.
    Um forte abraço amigos da Ciência!
    João

    • Gustavo Wandakeya em disse:

      Caro amigo João Simba.
      Se ainda tem interesse pela AWU, é simples.
      1. Entre no site – http://awulad.us.com/awu/
      2. Depois da pagina aberta deia um click sobre a bandeira de Angola,
      3. Será aberto http://awulad.us.com/awu/home_angola.html – que chamamos o home de Angola, onde vaz localizar a caixa com o título – NÍVEIS DOS CURSOS E MATRIZES CURRICULARES
      4. Dentro da caixa com o título – NÍVEIS DOS CURSOS E MATRIZES CURRICULARES serão encontrados os níveis e ali escolhe o nível que deseja frequentar, por exemplo se quer fazer Mestrado, click sobre a palavra Mestrado e ali abre o documento que apresenta os cursos disponíveis.

      Espero que lhe tenha ajudado.

      Muita força

      • João Mussamba em disse:

        meus amigos, estou muito aflito, e gostaria que me ajudassem em uma situação, que é a seguinte:
        eu licenciei em Psicologia, e gostaria de mestrar-me a distancia, e numa dessas universidades com parceria em angola,,, mas já tentei procurar mas encontro sempre entraves… na UCB só existe pós graduação, a AWU está com alguns problemas com ministerio educacional em angola, o que já me deixa descofiavel, e AIEC tem mais cursos que não combina comigo,,…. gostaria que me ajudassem a encontrar uma universidade para tal…

  19. Eduardo Albertino Vuala em disse:

    A era digital ou conhecimento, possibilita pessoas em continuar estudos numa modalidade (a distancia), devido as correrias que hoje enfrentamos mas é uma modalidade que requer muita disciplina para alcançar sucesso. Enquanto o sistema tradicional – o presencial ou dependencia, muitas vezes deforma os estudantes preguiçosos em estudar.

    A Universidade Católica de Brasília, reconheço e recomendo…

    A terceira universidade a distancia é uma novodade, nunca tivi contacto com esta e seus formandos.

    Cada um, faça ou opte a modalidade que lhe convir.

    Sucessos!

  20. Adérito Vieira em disse:

    Pessoal, Eu frequentei o curso de Gestão Financeira na UCB-Virtual e agora estou no curso de Direito na AWU. As metodologias usadas pelas duas universidades são diferentes.

    Na UCB há mais interacção entre professores e alunos e estes entre si. O estudante sente-se mais próximo da instituição e dos professores. Dá mesmo a sensação de ser presencial devido aos fóruns de dúvida e de debates, que os professores respondem em tempo record. Os conteúdos são disponibilizados gratuitamente no site da universidade.

    Na AWU é exigida muita mais responsabilidade dos alunos. A metodologia é um pouco semelhante ao do ensino por correspondência. A avaliação está na base de um intensa e desafiadora produção científica através de elaboração de Resenhas Críticas e Artigos Científicos. Há também seminários Técnico-Científicos e de Orientação Metodológica. A universidade cria condições para o aluno frequentar, pelo menos, dois estágios supervisionados o que é uma mais valia. A universidade facilita a compra dos livros adoptados ao preço das editoras. Assim, no final, tens uma biblioteca em casa.

  21. Pedro Braz Paca em disse:

    Ola pessoal sou Pedro Braz Paca, sou Licenciado em GRH, estou fazendo mestrado em Administraçao de Negocios pela Awu. a universidae tem boa prograçao de formaçao digo sem medo de errar farei tambem o meu doctoramento nesta universidade.

  22. venceslau armindo paulo em disse:

    eu gostaria saber o q é necessario para estudar nesta universidade no brasilllll

    • Eduardo Albertino Vuala em disse:

      Amigo Vencislau Armindo Paulo,

      para poder estudar na Universidade Católica de Brasília, basta consultar o SITE da mesma – http://www.catolicavirtual.br ou localizar o Polo Luanda, junto do Instituto Superior Dom Bosco ao lado da Universidade Católica de Angola ou pelo telefone: 914 049 801.

      Espero ter contribuido.

      Boa sorte.

  23. Gaucho em disse:

    Pessoal,sou funcionário,do serviço nacional das alfândegas(Angola-Namibia)em tempos estive a frequentar o meu ensino superior na fau Gregório semedo(lubango),que posteriormente acabou por ser encerrada por uns tempos e perde o ano lectivo,pretendo ingressar novamente,mais como o meu emprego não facilita muito(tempo),gostaria k me detalhassem o k fazer,como e quando para poder dar continuidade aos estudos,mais a distancia,e digam-me se isto é serio mesmo!resulta na pratica(Gaucho Desiderio costa),entrem em contacto comigo apartir do Facebook,obrigado

  24. Pascoal em disse:

    Prezados:

    Chamo-me Pascoal João, fui estudante da faculdade de economia UAN, estudei o primeiro e segundo semestre e assisti algumas aulas do 3º semestre porque depois descubri que tunha passado para o 3º semestre e devido o meu trabalho e ao meu lar tive muitas dificuldades para dar continuidade dos meus estudos na UAN, então decidi procurar por outra metodologia de ensino e acabei encontrando a UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASILIA – UVB_VIRTUAL através de alguns colegas de serviço que ja estavam a se formar nesta UNIVERDADE. Quero vos dizer que foi a melhor coisa que eu ja fiz na minha vida aprendi o que é estudar de verdade com disciplina, responsabilidade, assiduidade, gestão do tempo, entrega, dedicação, interação, espirito de equipa, força de vontade, participação, integração e muito mais, descubri e desenvolvi muitos conheceitos que estavam escuro na minha vida, hoje sou graduado pela Universidade catolica de Brasilia com uma das melhores metodologia de ensino semi-presencial (estudar numa Universidade Brasileira em Angola) estive o ano passado no mes de março em brasilia na colocação de grau e foi um espanto o numero de brasileiros que estão a ser formados por esta modalidade e por esta universidade.

    Mas não é so esta a razão, a verdade é que a metodologia de ensino usada supera a metodologia de muitas universidades em Angola tive colegas que ja estudaram na UPRA, Lusiadas, Gregorio Semedo e outras Universidades não os quero iludir mas estou a falar de pessoas com experiencia profissonal bem sucedidas que é o meu caso e que na qual conquistamos o respeito profissional de muitos técnicos e doutores no nosso mercado e alguns até de dimensão internacional. Recomendo a UCB-Virtual a todos, as provsas são presenciais no polo, e o certificado e diploma é o mesmo do ensino presencial. Sem esquecer que a Universidade catolica tem renome (acreditada) Internacional e a UCB-Virtual ja saio no TOP MIND no Brasil. Quanto as outras universidades tambem estou a investigar a sua acreditação e metodologia. Abraços e boa sorte para todos

    • Pascoal em disse:

      Corrigindo o primeiro paragrafo a frase “porque depois descubri que tunha passado para o 3º semestre” o certo é: “porque depois descubri que não tinha passado para o 3º semestre”

      Abraços Virtuais

  25. Eduardo Albertino Vuala em disse:

    Prezados amigos e colegas,

    tudo que vem para o bem do nosso POVO, é mesmo bem vindo.

    Eu terminei uma PÓS GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – CURSO DOCÊNCIA VIRTUAL E PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR com média de 9/10 e agradeço muito aos professores com os quais trabalhei, colegas, Direcção e suporte técnico da UCB e também aos críticos, porque com estes muito coisa vem a tona e consequente melhoria.

    Não posso eleger a UCB como sendo a melhor das três Universidades com tal modalidade de ensino, acredito que cada uma tem as suas vantagens e debilidades.

    A UCB, tem polos em Luanda, Luena, Dondo, Cabiri (Bengo) e com estudos e propostas avançadas para abertura de novos polos.

    Na UCB, a média para aprovação é 7 valores e sendo a nota máximo 10 valores.

    Sinto-me satisfeito por saber que a juventude Angolana já busca as boas e melhores oportunidades para o seu crescimento profissional e do país em geral.

    Para vosso conhecimento, o meu TCC baseou-se sobre o Ensino Superior em Angola, desde o princípio anos 60 até a data.

    Não concordo com a má fama de que a juventude angolana – seja frustrada.

    Bem haja, nossa JUVENTUDE.

    • Stella em disse:

      Eduardo e como é que fica a questao do reconhecimento do diploma no nosso mercado, a escola é que o faz ou os alunos é que têm de ir atraz?

    • DIONISIO MONIZ em disse:

      ola Eduardo eu tambem queiro fazer uma nova licenciatura mais que seja virtual porcausa do meu tempo gostaria de umas dicas suas acerca desta universidade

  26. Fabio em disse:

    Pessoal alguém tem algum contato da reitoria dessas universidades? Tenho um sistema de avaliação online e gostaria de disponibiliza-lo gratuitamente para instituições que tiverem interesse em Angola.
    Se quiserem ver uma empresa que esta usando para terem uma idéia, acessem: http://www.dotnetsql.com.br

  27. dorca manuel em disse:

    Bom dia Prezados;
    Estou tentando localizar uma universidade q actua em Angola nesta modalidade(a distancia) e que tenha o curso de telecomunicaçao.Podem ajudar-me?
    Hà mais alguma coisa relacionada ao assunto em questao q eu deva saber?
    Pela primeira vez estou pesquisando sobre este assunto,portanto è tudo novo para mim.

    saudaçoes.

  28. O CATEDRÁTICO em disse:

    Meus amigos não julguem sem próvas ou com base no ouvi dizer, isto é um ilícito de responsabilidade criminal. O que eu aconselho é pesquisar a fundo os sites de cada uma das universidades ou institutos e fazer uma análise comparativa de programas e metodologias de ensino do mesmo curso, ou seja, ver as diferenças e semelhanças, só assim, faremos um juízo de valor.
    Entendo que a ansiedade, as vezes, provoca uma certa preciptação.
    Discutir, qual a melhor, criticar esta ou aquela não é salutar.

    NOTA BENE: “Cada árvore é reconhecida pelos seus frutos”. J. Cristo.

  29. Daniel veitondelua em disse:

    Bom dia.
    quero algumas precisões acerca do ensino a distancia em mestrado de empreendedorismo

  30. Zaida em disse:

    bom, dia.
    Quero saber, tudo sobre o ensino a distância , quanto aos cursos, como é feito enfim , preciso que me esclareçam tudo,.
    Quero fazer o mestrado .

  31. ana cabral em disse:

    olá!
    gostaria de saber qual a duração dos cursos na UCB-VIRTUAL.
    se alguém me puder ajudar agradeço
    bjinhos

    • eduardo albertino vuala em disse:

      Prezada Cabral,

      acesse o site http://www.catolicavirtual.br.

      A duração dos cursos é variada, o melhor é consultar curso à curso.

      Boa sorte.

  32. Júlio Domingos em disse:

    Digníssimos!

    Tenho formação Superior em Ciências da Comunicação, feita na UnIA. Estou a cursar agora Gestão de Recursos Humanos na UCB Virtual (Universidade Católica de Brasília ), garanto-vos que a modalidade de ensino é mais exigente do que a presencial. A mínima distração é o suficiente, para ficar sem êxitos. Diariamente aconselha-se ao aluno ir à sala de aula porque os professores normalmente deixam um exercício. Todos os dias o estudante tem a possibilidade de tirar dúvidas com os professores e colegas, do Japão, EUA, Brasil e Angola. Os professores, também orientam trabalhos em grupo.

    Não estou a dizer que é a melhor, mas recomendo. O nome já demonstra seriedade.

    ” UNIVERSIDADE CATOLICA “

  33. Ana Feliciano Manuel Alberto em disse:

    Fui estudante da AIEC. Entre os comentários aqui expostos com relação as três melhores Faculdades a ministrarem em Angola, de facto posso expressar com toda a segurança, que a AIEC tem uma das maiores e melhores metodologias de ensino. Já foi dito pelos comentaristas anteriores, do conceito errado que muitas pessoas têm sobre o ensino a distância, pensam que é tudo muito fácil, imaginam vocês que, quando entrei para a AIEC, a turma tinha em média por volta de 45 alunos, no 3º período estava reduzida pela metade, no 8º. período reduzida à 16 alunos, isto em 2009, segundo informações foi a turma com maior número de finalistas até aquele momento. Acho, isso na minha modesta maneira de aconselhar alguém interessado a ter esta importante experiência do ensino semi-presencial, 1º. Gostar de ler, facilita bem o curso, 2º. saber o alvo a alcançar, 3º. ser disciplinado, 4º. gostar de estudar e em grupo ainda melhor, 5º honrar com os trabalhos de grupos, fazer os exercícios todos eles, vezes sem conta até ter pontuação máxima, porque ao fazer-se isso, não só cumpres com o estipulado como assimilas as matérias, o lema é, estudar, estudar, estudar e estudar. Deixar muitos dos lazeres dos quais estávamos habituados para chegar-se a meta exitosa. Não tive experiência com nenhuma outra com este sistema, por essa razão não posso comentar, falo da AIEC onde tive a maior experiência Universitária. Passei por outras presenciais, por incompatibilidade de tempo fui obrigada a desistir, aí sim posso fazer uma análise mais sucinta, não tem como comparar, na Presencial tens o aval de ir protelando as matérias, “tipo” estou cansada, estudo amanhã, hoje não vou, arranja-se uma série de desculpas para não se estudar, na Semi-Presencial, és obrigada a estudar, a exercitar, a interagir com os colegas de grupo por causa dos trabalhos, o método é totalmente diferente, se um colega do teu grupo falha no trabalho, prejudica os restantes elementos desse grupo, cada um desenvolve uma parte de um determinado trabalho, para no fim fazer-se a junção, compilar, a distribuição, análise, correcção, e postagem no tempo determinado, ou acompanhas ou ficas pra trás, ou seja desistes por não acompanhares o ritmo que este ensino exije. Tenho muita pena como é que o nosso Estado ainda tem reticências em validar o certificado da AIEC, é aceite em todo mundo, em Angola….Dizem que faltam alguns documentos para ser autorizado, a Secretaria da AIEC diz que todos os requisitos já foram cumpridos, até hoje ainda não reconheceram o meu certificado.

  34. Sergio Sabalo em disse:

    Quem experimentar estudar na AWU, nunca terá motivos de falar mal desta Universidade. Em nenhum dos aspectos de Ensino Superior e ao âmbito mais actual, democrático… ENCORAJO!

  35. Nadi Xavier em disse:

    Olá a todos, eu sou de Benguela e gostava de ter mais informações ou melhor ter acesso com o pessoal administrativo para falar sobre cursos pos graduação e não consigo, ja tentei entrar no site e nada! como devo fazer? por favor, obrigada

  36. edy em disse:

    ola malta eu sou Edy finalista em especialidade de Técnico Informático, e eu não tenho a plena certeza, sera que podem dar-me informações de como entrar ou cadastrar-se em uma escola em distancia, por favor!!! nessecito purque eu trabalho e me facilitara.

  37. Francisco Domingos José em disse:

    Lí alguns comentarios sobre as 3 universidades online que actuam em Angola e gostei muito de saber que existem muitos angolanos a estudar a distância.
    Sei que existe uma Universidade americana na qual tambem estudam alguns angolano trata-se da BIU, alguem me pode falar sobre ela?
    Obrigado

  38. Mateus Martins Vicente em disse:

    Estou muito triste porque eu encontrei o 1 passo que é a inscrição, isto é no dia 5 de janeiro de 2014, e dali já não encontrei o 2 passo nem se quer mandaram-me e resposta por meu email. nesse casa estou precisando de ajuda sobre tudo como e o que devo fase para me escrever já que eu preciso de estudar a distancia porque tenho pouco tempo porque eu estou a cuidar dos meus próprios negócio, diga lá alguma coisa Mauro Jorge tu ês a solução dos meus problemas.

  39. Paulo Ramos em disse:

    Olá, Pessoal,
    Sou estudante finalista do curso de administração da UCBV-Universidade católica de Brasília Virtual, polo Angola. Não disponho de informações sobre as duas outras universidades descritas (AIEC e AWU) no artigo supra. Ora, obre a UCBV posso falar, porque há cinco anos que frequento a mesma. Para quem deseja estudar a distância e na UCBV terá que ser disciplinado consigo mesmo e ter a internet disponível para os seus estudos todos os dias, são as únicas exigências para ser estudante desta universidade. O ambiente de aprendizagem da UCBV é favorável para uma boa aprendizagem. Dispõe de todos os elementos essenciais para o desenvolvimento intelectual e académico do estudante, para além, da secretaria virtual aonde o estudante pode ver o seu histórico académico, financeiro, etc. De realçar, que os estudantes do curso de administração, no fim da formação, terão uma cardeira reconhecida internacionalmente como administradores de profissão.

    Junto os contactos da coordenadora da UCBV, polo Angola: Instituto Superior Dom Bosco – ISDB, Rua Sanatório s/ número, bairro Palanca. Cidade de Luanda. Próximo ao Shoprite.Coordenadora do Polo: Cibelly Regina Gomes Cordeiro, E-mail: poloangola@ucb.br, Telefones para contato:(244) 914 04 98 01 ou 926 90 70 33, Horário de Atendimento no Polo: Segunda Terça Quarta Quinta Sexta: 08h-12h e 14h-18h

    • mpovanteko Pedro em disse:

      será que os certificados obtidos são reconhecido em Angola? podemos concorrer a um concurso publico com estes certificado sem impedimento? será que os certificados vem escrito “Virtual” que dá entender que estudamos a distancia? digo isso, porque o medo é de gastar tanto esforço e valores e no final o nosso governo não nos reconhece como técnico superior.

      cmpts/regards.

      Pedro.

      • Alcides Jocas em disse:

        Pois, essa é a minha inquietação também. Serão estas certificações reconhecidas em Angola?
        Afinal, recursos financeiros e energéticos serão gastos ao longo de todo espaço de formação a distância, não obstante ser menos desgastaste e mais cômodo. Será que vale a pena?

  40. OSVALDO DA CONCEIÇÃO MATEUS em disse:

    ola pessoal. Estudar Online é outro nivel nada igual do que presencial(perdes muitas horas, faltas de professor, não tiram as duvidas dos estudantes tudo complicado). Falo isto porque só estudante da Faculdade de Engenharia da UAN no curso de Electrotecnia na especialidade de Telecomunicações, e também finalizarei a minha licenciatura na UCB em analise e desenvolvimento de Sistema. Por este meio esto adorando o ensino da UCB boa qualidade e os professores estão sempre prontos para descartar as duvidas dos estudantes, não posso aqui referir-me das outras porque não sei como é o seu ensino, mais sem duvidas e acredito que também são boas. Pessoal vale apena tentarem fazer um curso online de boa qualidade e menos tempo de formação do que uma presencial de ma qualidade que temos visto ca em angola muitas delas. ATT

  41. Geni em disse:

    Boa noite amigos do bem.
    a minha grande preocupacao consiste em saber com esta o caso da AWU em Angola. Quero continuar com a minha formacao mas acontece que estou com receio de qual sera o fim. Obrigada.

  42. Abel Mário em disse:

    Olaa pessoal vivo no Lubango e quero fazer formação a distància. no UCB. alguem pod me dar mais informaçoes??

  43. Daniel em disse:

    AIEC do polo de LuandaTem mestrado no curso tecnólogo em Análise em desenvolvimento de Sistemas?

  44. Manuel em disse:

    alguem sabe de uma universidade a distancia com o nome de AIU?

    • Daniel em disse:

      È possivel fazer mestrado semi presencial (Luanda)?
      Se é, preciso de esclarecimentos gerais. Obrigado!

  45. Afonso Makiadi em disse:

    Manos, para mim a maior preocupação não se prende maixa ou alta propinna cobrada nas 3 Universidades. O que me preocupa, será estas têm algo reconhecimento do ministério do ensino superior de Angola? Alguém já se aventurou levar o seu certificado neste ministério para acreditação e validação e, conseguiu a equivalência? ????????????????????

  46. Simão António em disse:

    gostei AIEC porque me oferece vantagens, pra mi é a melhor faculdade on line

  47. Alcides em disse:

    Para ser rigorosamente sincero nunca alguma vez vivi essa experiência (Estudar a Distância) mas, é minha pretensão alcançar esse método de estudo e os comentários acima mostram que é uma mais valia, pois além de proporcionar mais comodidade e poupar muita garra, é menos estressante. Ao mesmo tempo questiono-me se a certificação dessas instituições virtuais (certificados ou algo afim) são reconhecidos pelo Ministério do Ensino Superior de Angola. Por favor quem estiver esclarecido sobre o assunto que me diga.

    Obrigado

  48. Delcio Francisco em disse:

    Eu me formei em Ciências de Educação(ISCED), mas profissional não exerço esta profissão só funcionário do ministério do interior que curso de pós graduação devo fazer, para o engrandecimento do meu serviço

  49. Carlos Cassola em disse:

    Boa Tarde a malta sem fios,

    Eu terminei o bacharel em contabilidade e gestão, neste momento estou com pouco tempo para dar sequência em uma faculdade presencial…portanto, gostaria de saber da vossa parte se é seguro estudar a distância? das três faculdades acima mencionadas, qual delas tem mais organização?

    Aguardo vossos comentários.

    • Velhinho António em disse:

      Prezado Carlos. Podes ir pra AIEC ou pra Católica…
      Estou neste momento a terminar a minha graduação em Ciências Contábeis pela UCB. Como muitos já o disseram e muito bem é muita seriedade nestas escolas mano.

  50. Jorge Ndotchi em disse:

    Boa noite, amados.

    Gostava de saber, nas duas Universidades, UCB e AIEC, qual delas que tenhem ministrado curso de Ciências de Estado ou Ciências politicas, a distância.

    Sou, muito interessado.

  51. Leonardo Muquengue em disse:

    Olá sou Leonardo Muquengue, gostaria saber se na aieca e ucb tem mestrado em recursos humanos ou ciências de educação
    Estou interessado em fazer estes cursos.

  52. Tulongana Anacleto Mbalazau Muanamoxi em disse:

    Eu gostava de saber se os diplomas que estas universidades atribuem são fiáveis e aceites em qualquer parte do mundo.
    E outra, eu pretendo fazer um mestrado online pela Universidade de Liverpool UK, não sei se vale apena ou não, preciso de ideias.

Faça um comentário