Intel Edison: Um computador do tamanho de um cartão SD

edison

Se pudéssemos resumir a Consumer Eletronics Show (CES) em uma palavra, ela seria “Inovação” e se nos permitissem adicionar mais uma palavras,  seria com certeza “Show de Inovação“. É deste modo que Brian Krzanich, CEO da Intel apresentou as novas linhas de produtos inteligentes, um deles foi exactamente uma placa de computador que se encaixa num cartão SD.

A placa tem o nome de Intel Edison, ela suporta Linux e inclui uma CPU dual-core, 400MHz, Wi-Fi, Bluetooth LE (Low Energy ou baixa energia) e uma loja integrada de aplicativos. Ela estará disponível nos meados de 2014, segundo Krzanich, ela permitirá que os criadores de produtos de hardware possam melhorar as funcionalidade de seus sistemas novos ou já existentes, incorporando o poder de processamento de Edison.

baby_6

Um exemplo dado, foi um projecto desenvolvido pela Rest Devices no MIT chamado Mimo Baby Monitor, que basicamente é um pijama de bebês cheio de sensores que monitora a frequência cardíaca, o modo de respiração e também os momentos em que criança se movimenta durante a noite.

O Mimo Baby Monitor que foi desenvolvido com uma placa Edison está conectado a um outro dispositivo que também usa a placa, a Smart Milk Bottle ou garrafa de leite inteligente que é acionada quando o Mimo Baby Monitor detecta sinais de que o bebê irá acordar para a alimentação e ele automaticamente começa a aquecer o leite até uma temperatura própria para o consumo do bebê.

Numa entrevista pela Wired a Rest Devices disse que o sistema está a passar por testes para um lançamento na Europa e pode ser esperado nos próximos seis meses. Ele vai custar 199 USD nos EUA. A Intel também garantiu que irá oferecer 1,3 milhões dólares para os desenvolvedores e empresas que melhor utilizarem a placa Intel Edison para tornar seus produtos mais inteligentes.

Este tipo de tecnologia a esse preço impulsiona sempre os desenvolvedores de produtos de hardware e da-lhes a possibilidade de criar novos produtos a custos baixos consequentemente o preço de venda se torna melhor, ou seja, mais baixo.

Fonte: Wired

Sobre Flowck II

Estudante de Engenharia no ISPK, desenvolvedor Web e responsável pelo www.ogirabola.com na Criativament. Inc, Jogador de futebol lesionado a muito muito tempo e jogador de PES? - www.flowck.com

Leia também

Comentários no Facebook

Faça um comentário