Parte 1: Tamanhos e resoluções de telas

3677

Voltamos com mais uma série de posts com o tema “Resoluções” onde expressões que já fazem parte do nosso quotidiano como; HD, Full HD, 4k, 8k e outras serão aqui abordadas.

O que é resolução?

Há quem confunda resolução com tamanho de tela. Mesmo que esse não seja o seu caso, é conveniente aprender / relembrar como é feita a medição de uma tela antes de chegarmos à explicação sobre resoluções:

Por padrão, o tamanho da tela é medido em polegadas (inch, em inglês). Cada polegada equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros e também pode ser representada pelo sinal de aspas, por exemplo: 40″ (40 polegadas).

Só que essa é uma informação um tanto imprecisa, pois as telas normalmente são rectangulares, com esse “retângulo” podendo ter proporções diferentes na horizontal e na vertical, certo? Sim. É por isso que a medição é feita considerando a diagonal da tela.

Em outras palavras, medimos o tamanho da tela calculando a distância em polegadas do canto esquerdo inferior ao canto direito superior (ou vice-versa), como mostra a figura a seguir:

Untitled - 2

Resolução de tela

Sabendo que por padrão, as telas têm formato rectangular. Isso significa que a área desses dispositivos consideram a sua largura (horizontal) e a sua altura (vertical). É aqui que chegamos à resolução: a imagem exibida na tela é dividida em minúsculos pontos chamados píxeis. Você pode entender um píxel como sendo o menor tamanho que uma imagem pode ter.

Os píxeis são organizados em linhas (horizontal) e colunas (vertical). A resolução, portanto, nada mais é do que a medição que indica quantos píxeis há em cada linha e em cada coluna da tela.

Assim, uma resolução de 1920 x 1080 píxeis indica que a tela é capaz de exibir 1920 píxeis por linha e 1080 por coluna. É como uma matriz. Via de regra, o primeiro número faz referência à largura; o segundo, à altura da tela.

U4

 

Até já com a segunda parte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui