Use o BitLocker para proteger os seus ficheiros

1692

Bitlocker

Sabemos que a informação é um dos bens mais importantes e a necessidade de protegermos os nossos dados é cada vez maior.

Nos PCs (Windows), mesmo tendo senha no usuário, existem diversas formas de outras pessoas terem acesso as nossas informações sem ter a senha, como por exemplo fazendo boot em um sistema operacional, Windows ou Linux, a partir de um CD ou pendrive.

As nossas informações estão realmente protegidas quando usamos algum tipo de criptografia. Pensando nisso, a Microsoft disponibilizou a partir do Windows Vista (Ultimate e Enterprise) o BitLocker, uma ferramenta que nos possibilita criptograr todos os nossos dados.

Ao contrario de alguns serviços que só protegem alguns dados específicos, o BitLocker quando activado numa unidade de disco, criptografa todos os dados nela contida. Para tal só precisamos activar o mesmo na unidade de disco que desejamos e desta forma teremos os dados todos protegidos.

Ligando o BitLocker numa Unidade de Disco

BitLocker To Go para proteção de Pen Drives e HD’s Externos

.
A Microsoft lançou no Windows 7 uma extensão do BitLocker para proteger os dispositivos moveis (ex: Pen Drives, HDs Externos), o 
BitLocker To Go. Este tipo de dispositivos acabam sendo a maior preocupação dos usuários, pois facilmente os esquecemos em algum lugar.

Quando activado, o BitLocker To Go pede uma senha ao tentarmos abrir o dispositivo móvel, protegendo desta forma os dados.

BitLocker To Go pedindo senha

 

Aspectos negativos (BitLocker To Go):

  • BitLocker To Go existe apenas no Windows 7 e posterior
  • Necessidade de usar o BitLocker To Go Reader para ler o dispositivo nos Windows Vista e XP
  • Nos Windows Vista e XP só permite a leitura e cópia dos dados
  • Não impede a formatação do dispositivo

O uso do do software é bem simples, mas mesmo assim, deixamos aqui um vídeo do Daniel Donda, mostrando como usar o BitLocker e o BitLocker To Go.

[Fonte:] Microsoft || Technet