DangoGestos, dicionário gestual para facilitar a integração social

610

 

É um aplicativo para o sistema android que consiste em consultas de palavras de língua portuguesa com a sua tradução em linguagem gestual e filtro de caracteres para uma pesquisa rápida.

O projecto começou a ser criado em 2014 por um grupo de estudantes da universidade Mandume ya Ndemufayo, do Lubango, denominado por  ALERT DANGER. Surgiu na necessidade de alguns membros do grupo poderem se comunicar com familiares deficientes auditivos e como uma forma de facilitar a interação com as pessoas com deficiência auditiva sem ser necessário frequentar  uma escola especial. Falou-nos Esmeralde Andrade um dos membros da ALERT DANGER.

O App tem dois glossários um formado palavras e outro formado por frases.  No primeiro modulo o usuário vai aprender as palavras e posteriormente passar para as frases. Quando você clica em um das opções e pequisa uma palavra  ou frase é  reproduzido um vídeo a explicar como é traduzida aquela palavra ou frase em linguagem gestual, o aplicativo é inteligente e interativo, faz buscas de palavras que não estão cadastradas no sistema. Permite pesquisar letras e voz.

O grupo tem mais projectos inovadores e o lançamento do aplicativo está com data por anunciar, o aplicativo vem não só para promover o talento dos jovens a nível de tecnologia, mas melhorar a interação e promover a inclusão social.

Este projecto exposto no AngoTIC 2019.