Instagram vai permitir que usuários denunciem fake news

454

O Instagram passou a contar, com uma ferramenta que permite que os usuários denunciem quando uma informação divulgada na rede social seja falsa.

Quando a publicação é denunciada pelo usuário, ela é enviada para um membro da equipa do Instagram responsável por verificar a veracidade das informações. Assim, se o post realmente for falso, acaba por ser escondido no feed e nas hashtags da rede social em questão.

“A partir de hoje, as pessoas podem nos informar se veem publicações no Instagram que acreditam ser falsas. Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos…”, disse Stephanie Otway, a porta-voz do Instagram.

Em abril deste ano o Instagram já havia anunciado algumas medidas para combater este tipo de problema, juntamente com posts com conteúdo adulto ou que exibam algum tipo de violência. Tudo com ajuda de aprendizado de máquina, para encontrar estes posts de forma automática.

A porta-voz da rede social também anuncia que os novos relatórios de usuários serão usados ​​para ajudar a treinar a tecnologia de inteligência artificial presente no Instagram, que pode eventualmente detectar de maneira automática alguns tipos de informações falsas.

A novidade no Instagram contra as fake news começou a aparecer para os usuários a partir do dia 16 do mês em curso, e será entregue em ondas. Por aqui ainda não apareceu.