Entre várias apostas do executivo, falou da pretensão de se criar uma incubadora, na escola de lapidação de Saurimo, para permitir que a juventude crie os seus próprios negócios, tendo informado que está em carteira também a construção do centro de pesquisa e desenvolvimento da Sonangol no mesmo local.
“Este centro vai se encarregar também na pesquisa sobre energias renováveis (biocombustíveis e minerais críticos, para transição energética)”, acrescentou.
SETIC-FP inaugura Centros de Operações de Rede e de Segurança
Entre os investimentos no sector, o governante falou igualmente da intenção de se fundar uma instituição do ensino superior de petróleo na província do Cuanza-Sul, fundamento que a economia do país precisa de conhecimento técnico-científico.
O professor Gilberto Freitas Santos considerou que a aposta do governo angolano na utilização de projetos tecnológicos são uma poderosa ferramenta para a geração de riqueza.
O professor Gilberto Freitas Santos considerou que a aposta do governo angolano na utilização de projetos tecnológicos são uma poderosa ferramenta para a geração de riqueza.
O académico referiu que a tecnologia utilizada para fazer projectos impulsiona a produtividade, cria novos produtos e serviços e abre mercados, resultando em crescimento económico, empregos e compectitividade.
Neste contexto apontou a criação de um parque tecnológico, interação de universidades, à semelhança das maiores economias do mundo que têm como base a aposta na tecnologia.
O evento, que teve como prelector central o Professor Doutor Manuel Gilberto Freitas Santos, partilhou conhecimentos sobre a implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e inovação, destacando casos práticos e tendências que marcam a transformação tecnológica a nível global.