Menos Fios

Huawei actualiza plano estratégico para Angola

Imagem de capa da notíciaHuawei apresenta avanços no plano de investimento em AngolaO representante da Huawei dos Países Lusófonos da África Austral, António Hou, apresentou, terça-feira, em Luanda, os avanços do plano de investimento da empresa no domínio da pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Os resultados foram apresentados ao ministro das relações Exteriores, Téte António, durante um encontro realizado no quadro do fortalecimento da cooperação tecnológica entre Angola e a empresa multinacional chinesa de telecomunicações.

O investimento da Huawei tem como foco a criação de um ecossistema tecnológico de referência que posicionará Angola como centro regional de inovação digital.

Leia também: Ministro Mário Oliveira destaca papel estratégico do Angotic 2025

A Huawei Angola estabeleceu projectos estruturantes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas províncias do Cuanza-Norte, Icolo e Bengo, Moxico Leste e Bié.

Estes polos estratégicos servem para consolidar uma rede de inovação assente na capacitação técnica de jovens quadros angolanos, no desenvolvimento de infra-estruturas digitais e na expansão da cobertura tecnológica em zonas remotas, com impacto directo na inclusão digital e no reforço da economia digital nacional.

António Hou manifestou a intenção da empresa chinesa tornar Angola no principal HUB tecnológico da região da África Austral, a fim de atrair investimentos e transferências de conhecimento, bem como criar parcerias com instituições de ensino superior e centros de investigação angolanos.

A empresa opera no país desde 2004, com o objectivo de promover a inovação tecnológica, a conectividade digital e o desenvolvimento das infra-estruturas de telecomunicações, contribuindo de forma significativa para a transformação digital de Angola.

Através do programa “Seeds for the Future” e outras iniciativas de formação, a empresa tem investido no desenvolvimento de competências digitais dos jovens angolanos, incentivando o talento local e fomentando a transferência de conhecimento.

Exit mobile version