Menos Fios

Namíbia faz parceria com bancos para combater fraude

O governo da Namíbia está a trabalhar em estreita colaboração com o sector bancário para reforçar as ações de combate à fraude financeira e ao crescente número de crimes cibernéticos no país. A iniciativa reúne o Ministério da Informação e Tecnologia da Comunicação, o Banco da Namíbia e a Associação de Banqueiros da Namíbia, contando ainda com o envolvimento da Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética e do Conselho Cibernético da Indústria Financeira.

O encontro, realizado na segunda-feira, foi presidido por Linda Aipinge, diretora executiva interina do ministério. A cimeira ocorreu no mesmo dia em que o banco central revelou que, entre janeiro e outubro de 2025, os bancos nacionais perderam mais de N$ 65 milhões (equivalente a US$ 37,59 milhões) devido a esquemas de fraude.
Durante a sua intervenção, Aipinge alertou que, sem um esforço sério de sensibilização pública sobre fraude e segurança cibernética, nenhuma legislação será suficientemente eficaz para travar estas ameaças.
“Uma nação digital segura não surge por acaso. É construída através de ações conscientes”, afirmou. “Mesmo as legislações mais robustas não nos podem proteger se não houver conhecimento e vigilância. A cibersegurança deve ser o escudo de todos.”
A responsável acrescentou ainda que as leis, por si só, não bastam sem cidadãos bem informados. Sublinhou que este esforço conjunto está a pavimentar o caminho para uma Namíbia digital mais segura. A parceria deu origem à primeira Cimeira de Fraude e Cibersegurança, realizada recentemente em Windhoek, capital do país.

FONTE:ITWEBAFRICA

Exit mobile version