
Comecemos desde logo pela luz azul emitida pelo ecrã do telemóvel e que pode ser um problema por impactar o relógio biológico. Se tiver todas as notificações ativadas no telemóvel, o constante piscar do ecrã não demorará a interferir com a qualidade do seu descanso.
Há ainda o facto de, por esta a pouca distância, o telemóvel poderá gerar estímulos constantes e levá-lo a pegar nele várias vezes antes de dormir – interferindo diretamente nas horas de sono e contribuindo uma sensação de cansaço ao acordar.
Mas, tirando estes problemas, há ainda o facto do perigo que representa carregar o telemóvel no quarto, sobretudo se este estiver pousado na cama.
Acontece que todos os dispositivos electrónicos aquecem um pouco mais enquanto estão a carregar, com a temperatura a subir um pouco mais caso o aparelho esteja rodeado de tecidos como lençóis, cobertores e almofadas. A maior dificuldade na dissipação de calor pode resultar num risco de incêndio caso o telemóvel tenha algum problema técnico.
A nova geração de centros de dados na era da Inteligência Artificial
Não se tratam de acontecimentos comuns mas, se carregar o telemóvel na cama é uma prática habitual, o sobreaquecimento da bateria pode resultar em deformações e, eventualmente, poderá ter problemas. Adicione-se o facto de o utilizador estar a dormir e não estar alerta para sinais como cheiro ou fumo para ter um problema à espera de acontecer.
Como carregar o telemóvel no quarto (em segurança)
Se usar o telemóvel para acordar de manhã e não estiver disponível para comprar um relógio despertador, deverá então garantir que adota práticas que não só assegurem a qualidade do sono como ainda a sua segurança.
Para tal, o site BGR recomenda que coloque o telemóvel fora do alcance de tecidos e numa área mais ventilada. Uma superfície rígida como uma mesa, uma cómoda ou até uma mesa de cabeceira serão mais indicados para reduzir a probabilidade de um sobreaquecimento.
Mais ainda, se quiser continuar a carregar o telemóvel no quarto, recomendamos que coloque sempre o telemóvel com o ecrã voltado para baixo para evitar que a luz emitida com o ecrã não interfere com o seu sono.