
A Procuradoria-Geral da República (PGR) reconhece que a implementação de um processo de transformação digital poderá ajudar a travar o vazamento de documentos administrativos para as redes sociais, prática que tem vindo a preocupar aquele órgão do Ministério Público.
A informação foi avançada pelo porta-voz da PGR, Álvaro João, que revelou estar em curso um processo de digitalização, materializado na criação de um portal interno destinado a reforçar a segurança e o controlo da comunicação institucional.
Falando recentemente à imprensa, à margem do Conselho Consultivo da PGR, realizado na cidade do Huambo, o também coordenador do projecto de transformação digital explicou que a nova plataforma visa proteger a vida interna da instituição e salvaguardar matérias sujeitas a segredo administrativo.
Segundo Álvaro João, o portal permitirá reduzir significativamente o risco de divulgação indevida de documentos, sobretudo nas redes sociais, ao garantir maior controlo sobre a circulação da informação. “A plataforma vem conferir mais segurança e permitir à PGR um melhor controlo da sua comunicação”, afirmou.
O responsável esclareceu ainda que o processo se encontra em fase de construção e que, por se tratar de um portal interno, o acesso será limitado. No entanto, está prevista a criação de ligações específicas para conteúdos de carácter público, que poderão ser consultados pelos cidadãos.
Álvaro João sublinhou que a iniciativa se enquadra no processo normal de modernização do Estado, num contexto em que a digitalização tem sido adoptada um pouco por todo o mundo, com vista a tornar as instituições mais seguras, eficientes e transparentes.
FONTE: O PAÍS
