Menos Fios

Quénia e Huawei unidos para impulsionar as competências digitais no sector público

O KSG é um órgão estatutário criado pelo Parlamento do Quênia em 2012 para transformar o serviço público queniano, aprimorar o conhecimento, as habilidades e as competências dos servidores públicos por meio de treinamento.

Após uma reunião de alto nível na semana passada, o Governo do Quênia (KSG) e a Huawei estão a discutir um Memorando de Entendimento com o objectivo de fornecer aos funcionários do governo habilidades digitais avançadas.

O foco da iniciativa em áreas como Inteligência Artificial (IA), cibersegurança, computação em nuvem e governança digital visa desenvolver uma força de trabalho preparada para o futuro, capaz de melhorar a prestação de serviços públicos e o desempenho institucional.

O Prof. Nura Mohamed, director-geral da KSG, saudou o compromisso, descreveu-o como um catalisador para a modernização do sector público.

Quénia recorre à IA para gerir as suas finanças

Ele destacou que o objectivo é ter uma equipa que não seja apenas alfabetizada digitalmente, mas também capaz de usar novas ferramentas tecnológicas para proteger os dados dos cidadãos e aumentar a productividade.

A parceria também deverá reforçar a conformidade com os principais quadros regulamentares, como a Lei sobre Utilização Indevida de Computadores e Crimes Cibernéticos de 2018 e a Lei de Proteção de Dados de 2019, garantir que os funcionários públicos tenham um bom conhecimento sobre privacidade de dados e resiliência cibernética.

Exit mobile version