
O TikTok assinou um acordo para a venda da sua operação nos Estados Unidos, segundo um documento interno citado pela agência Reuters. A informação foi comunicada aos trabalhadores pelo CEO da ByteDance, empresa chinesa que detém a plataforma, Shou Zi Chew.
De acordo com o memorando, a ByteDance vai ceder mais de 80% do controlo do TikTok nos EUA a um consórcio formado pelas empresas Oracle, Silver Lake e MGX, com sede em Abu Dhabi. As três companhias vão criar uma nova entidade, denominada TikTok USDS Joint Venture LLC, responsável pela gestão da plataforma no mercado norte-americano.
A nova empresa ficará encarregue da protecção dos dados dos utilizadores, da segurança dos algoritmos, do software e da moderação de conteúdos do TikTok nos Estados Unidos. O fecho do acordo está previsto para 22 de Janeiro, enquanto a conclusão total da transacção deverá ocorrer num prazo máximo de 120 dias.
Este acordo surge como uma solução para anos de incerteza em torno do futuro do TikTok nos EUA, iniciados em Agosto de 2020, quando o então Presidente Donald Trump tentou proibir a aplicação no país. Actualmente, a rede social é utilizada por mais de 170 milhões de pessoas em território norte-americano.
Em 2024, uma lei aprovada nos Estados Unidos obrigou a ByteDance a transferir o controlo da operação local para investidores americanos, como condição para a continuidade do serviço. O prazo para a venda terminou na passada terça-feira (16), depois de ter sido adiado por três vezes.
A legislação teve como objectivo prevenir um eventual acesso do governo chinês aos dados de utilizadores americanos, uma preocupação que nunca foi comprovada oficialmente pelas autoridades norte-americanas.
Quanto à estrutura accionista, 50% da TikTok USDS ficará nas mãos de novos investidores, incluindo a Oracle, a Silver Lake e a MGX, com 15% cada. Outros 30,1% pertencerão a afiliadas de investidores actuais da ByteDance, enquanto 19,9% continuarão sob controlo da empresa chinesa.
FONTE:G1
