Menos Fios

Trump e Xi vão formalizar acordo sobre o TikTok na quinta-feira, diz Secretário do Tesouro dos EUA

Os Estados Unidos e a China estão prestes a avançar com um acordo relativo ao TikTok, segundo afirmou o Secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Bessent recordou que, no mês passado, ambos os países já haviam chegado a uma estrutura preliminar de entendimento durante reuniões em Madrid. Posteriormente, o Presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para facilitar a concretização da transacção.

Em entrevista ao programa Face the Nation, da CBS, neste domingo, Bessent revelou que os dois países chegaram a “um acordo final sobre o TikTok”.

“Chegámos a um entendimento em Madrid e, a partir de hoje, todos os detalhes estão acertados. Espera-se que os dois líderes consumem esta transacção na quinta-feira, na Coreia”, disse o responsável.

O secretário recusou-se a revelar detalhes do acordo, mas adiantou:

“O meu mandato era garantir que os chineses concordassem em aprovar a transacção, e acredito que conseguimos alcançar esse objectivo nos últimos dois dias.”

Trump tem prolongado sucessivamente o prazo de uma lei que obriga a empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, a vender o aplicativo ou, caso contrário, ver-se proibida de operar nos Estados Unidos.

Nos termos da ordem executiva, as operações do TikTok nos EUA, incluindo o algoritmo de recomendação, o código-fonte e a moderação de conteúdo passarão a estar sob controlo de um novo conselho de administração, com a Oracle a assumir a responsabilidade pela segurança operacional.

Entre os investidores na nova joint venture estarão a Oracle (liderada pelo aliado de Trump, Larry Ellison), a Fox Corporation (proprietária da Fox News), a Andreessen Horowitz e a Silver Lake Management. A participação da Fox foi aparentemente confirmada pelo próprio Trump

Exit mobile version