Menos Fios

Zâmbia implementa sistema nacional de identificação digital

A Zâmbia planeja adotar um sistema nacional de identidade digital inspirado no modelo implementado pela Etiópia, que tem se destacado no continente africano pela sua abordagem integrada e eficiente.

O país da África Austral elogiou o sistema auto-construído da Etiópia. A iniciativa visa modernizar os serviços públicos, facilitar o acesso da população a serviços financeiros e sociais, e reforçar a segurança digital. O projecto faz parte dos esforços do governo zambiano para acelerar a transformação digital e promover a inclusão social e económica por meio de uma identidade única e verificável.

Isto é de acordo com Percy Chinyama, Coordenador Nacional da Zâmbia Inteligente, que falou na Conferência de Inovação de África em Adis Abeba, Etiópia, na terça-feira.

Afirmou que o governo da Zâmbia estava a abandonar os sistemas proprietários em favor de soluções desenvolvidas localmente. A Etiópia estreou o seu sistema de identidade digital, o Fayda National Digital ID, em fevereiro.

Leia também: Agência Espacial Africana inaugura sede no Cairo

O Projecto de Identificação Digital da Etiópia tem como objectivo registar 90 milhões de etíopes, incluindo refugiados, para obterem identificações digitais até 2030.

No país da África Oriental, foi criada uma aplicação para smartphone para tornar os serviços de identificação digital mais acessíveis. Este esforço garante que os residentes tenham acesso contínuo à internet e aos serviços públicos, independentemente da sua localização.

Exit mobile version