24.2 C
Angola
Quinta-feira, Fevereiro 19, 2026
Início África Angola fora do Top 10 Africano em preparação para Inteligência Artificial

Angola fora do Top 10 Africano em preparação para Inteligência Artificial

2077

Angola está fora do Top 10 dos países africanos que estão melhores preparados para a Inteligência Artificial, revelou o mais recente relatório do Índice de Preparação para IA (AIPI) do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo a investigação, o Seychelles é o país africano melhor preparado para a IA, com um rating de 0,53, seguido da Mauritânia e África do Sul na 2. e 3. lugar respectivamente.

A investigação a AIPI analisou 174 países e compreendeu quatro sectores principais: infraestrutura digital, capital humano, inovação tecnológica e estruturas legais. Para o estudo, esses sectores são relevantes para a adoção suave da IA.

MAIS: ISPOCA promove conferência sobre Inteligência Artificial

Por sua vez, cada sector teve análise de outros indicadores, como a presença de infraestrutura digital relevante, investimento sustentado em capital humano, experiência em STEM inclusiva, mobilidade de mão de obra e capital, bem como um ecossistema vibrante de P&D e a adaptabilidade de estruturas legais a modelos de negócios digitais.

De informar que muito recentemente os ministros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do continente africano recomendaram à União Africana (UA) a organização de uma Cimeira Continental sobre Inteligência Artificial (IA) para a colaboração, o intercâmbio de conhecimentos e o planeamento estratégico entre as partes interessadas no continente.

Pelo que foi revelado no site da UA, os dirigentes aprovaram a Estratégia Continental de Inteligência Artificial e o Pacto Digital Africano para acelerar a transformação digital de África, libertando o potencial das novas tecnologias digitais.

Ambas as iniciativas constituem a contribuição de África para o Pacto Digital Global e para a Cimeira do Futuro das Nações Unidas, em setembro de 2024, devendo ser submetidas ao Conselho Executivo da União Africana, no próximo mês, para consideração e adoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui