O acordo foi assinado por Solomon Quaynor, vice-presidente do BAD para o sector privado, infra-estruturas e industrialização, e Kohtaro Sabe, presidente e diretor executivo da Aerosense.
Em junho, o Programa de Manutenção de Estradas Sustentáveis do BAD para África lançou um pedido de propostas, tendo a empresa sido escolhida.
O acordo formaliza uma relação de cooperação mútua, assistência, partilha de informações e de conhecimentos entre as duas instituições, bem como a exploração de oportunidades de cofinanciamento e de negócio e a coordenação adequada de acções entre elas e as respectivas equipas, com enfoque na promoção de soluções de infra-estruturas sustentáveis em África, segundo o banco.
Além disso, o BAD apoiará a colaboração com o sector público, liderará iniciativas de sensibilização, apoiará o reforço das capacidades dos parceiros locais e investigará o potencial apoio financeiro de dívida (e/ou capital próprio) para projectos de implantação de drones.
A Aerosense realizará estudos de procura de soluções de drones em mercados africanos específicos, bem como estudos de viabilidade técnica para a aplicação de drones, tendo em conta factores geográficos locais, e investigará potenciais opções de implantação com base nos resultados positivos dos estudos de viabilidade.
“O programa é uma resposta ousada aos crescentes desafios de infra-estruturas de África. Ao estabelecer uma parceria com a Aerosense, não só promoveremos uma gestão rodoviária eficiente, como também consideraremos a promoção de outras soluções únicas, tais como a gestão de catástrofes, o controlo de rios/inundações, a deteção agrícola e a entrega de equipamento médico“, afirmou Quaynor.
Para Sabe, o projecto consiste em tirar partido de soluções tecnológicas multinacionais para enfrentar os desafios africanos.
“É uma grande honra servir as pessoas em África com a nossa tecnologia japonesa para melhorar a sua qualidade de vida. Estamos ansiosos por colaborar com o BAD para construirmos juntos um futuro melhor de uma forma concreta”.