Carolina Cerqueira destaca papel da Inteligência Artificial na modernização dos parlamentos

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta terça-feira, em Victoria Falls, Zimbabwe, que a utilização da Inteligência Artificial (IA) pelos parlamentos é uma oportunidade para modernizar as instituições legislativas e melhorar a eficiência administrativa, à luz do futuro parlamento regional da SADC.

875

Assembleia NacionalCarolina Cerqueira que falava no Simpósio sobre Inteligência Artificial, inserido na 57ª Sessão Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, Carolina Cerqueira informou que, nos últimos anos, Angola tem impulsionado uma dinâmica constante e progressiva no investimento em tecnologias emergentes, consolidando o espaço digital como um pilar essencial no Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional.

Referiu que esta aposta se insere numa visão clara e decidida de modernizar o Estado, aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos, promover a inclusão digital e posicionar o país na rota do desenvolvimento sustentável e da competitividade global.

“Neste contexto, apelamos aos Estados-membros que sejam intensificados investimentos em infraestruturas tecnológicas, enquanto factor determinante para a redução do esforço individual de cada Estado, ao mesmo tempo que fortalece a capacidade institucional colectiva e permite a realização de investimentos conjuntos com custos reduzidos e maior impacto na sociedade”, asseverou.

De acordo com a líder do parlamento angolano, neste percurso, se conta com o envolvimento activo das instituições públicas, da sociedade civil, do sector privado e da juventude angolana, que é uma das maiores forças criativas e transformadoras da nossa nação.

“É nesse espírito de cooperação e mobilização colectiva que a Assembleia Nacional tem vindo a desempenhar um papel relevante”, frisou.

A nível parlamentar, adiantou que Angola também dispõe de infra-estruturas modernas, equipadas com tecnologia avançada que permite garantir maior eficácia ao processo legislativo, transparência institucional e proximidade com os cidadãos em toda a extensão do país, continuando a estar conectadas através de vídeo-conferência, tanto para as sessões plenárias como para as reuniões das Comissões de Trabalho Especializadas e outras sobre temáticas específicas.

Com efeito, segundo Carolina Cerqueira, o parlamento tem partilhado a experiência do processo de digitalização dos arquivos e de reconversão tecnológica, salientando as recentes visitas a Angola das administrações parlamentares da África do Sul e do Botswana.

No entanto, reconheceu que os desafios são inúmeros, desde a regulação adequada das novas tecnologias até à protecção da privacidade e soberania digital, mas o caminho é inevitável: “ou nos adaptamos e lideramos, ou ficamos para trás. Angola escolheu liderar, com responsabilidade, visão e ambição de não ficar para trás”.

Inteligência Artificial: Angola entre os 30 países africanos mais preparados

Segundo a presidente, foi com essa visão que se criou na Assembleia Nacional a Academia Parlamentar, com o objectivo de reforçar a capacitação institucional em matérias de interesse parlamentar, incluindo inteligência artificial e inovação tecnológica, investigação e protecção de dados.

Para Carolina Cerqueira, a inteligência artificial é um desses instrumentos relevantes, que associada ao processo de concretização e consolidação dos objectivos da SADC representa uma mais-valia inquestionável, na medida em que proporciona maior eficiência, transparência e celeridade aos processos dos parlamentos.

Sustentou que permite ainda o acesso mais rápido à informação, ao reforço da capacidade de análise legislativa e a aproximação entre os representantes e os cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui