18 C
Angola
Quinta-feira, Janeiro 22, 2026
Início Angola Delegação Feminina Angolana Marca Presença na Cimeira Global Women in Tech 2025

Delegação Feminina Angolana Marca Presença na Cimeira Global Women in Tech 2025

2594
Cinco profissionais angolanas do sector tecnológico representarão o país na Women in Tech Global Summit, um dos principais eventos internacionais dedicados à capacitação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
A 4.ª edição da cimeira, que decorre de 23 a 25 de Abril de 2025, em Osaka, Japão, destaca o talento feminino e reforça o compromisso com a inclusão e a inovação.
Sob o tema “Designing Future Society of Our Lives“, a cimeira reúne 650 delegados de 60 países, incluindo 80 oradores especialistas, para debater temas como Inteligência Artificial, blockchain, cibersegurança e tecnologias sustentáveis. Um dos momentos mais aguardados é o lançamento do Protocolo de Osaka para a Equidade de Género em Sociedades Digitais Inovadoras e Sustentáveis, um marco para o sector tecnológico global.
A participação das profissionais angolanas evidencia a importância de promover a representatividade feminina em STEAM.

Conheça as representantes angolanas

Abaixo o perfil das cinco mulheres seleccionadas para representar Angola são referências no sector tecnológico e inspiram outras jovens a seguirem carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática :
  • Jaqueline Ngulo: MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, administradora de sistemas BSS-OSS, activista digital, escritora, membro da Ordem dos Engenheiros Angolanos, directora de parcerias e financiamento da comunidade feminina de tecnologia da informação e CEO fundadora da VEUMA.
  • Lucilene Fortes: Especialista em sistemas de informação e CEO fundadora da TRYBU.
  • Marilda Sungu: Profissional de virtualização, administradora de sistemas e membro da comunidade feminina de tecnologia da informação.
  • Yara Pimentel: Especialista de sistemas e activista digital.
  • Sandra Catraio: Consultora de negócios e analista de suporte de sistemas, membro da comunidade feminina de tecnologia da informação e comunicação.
A presença desta delegação na cimeira representa mais um passo para Angola no cenário tecnológico global, promovendo a quebra de barreiras culturais, sociais e incentivando a participação feminina no sector. 
Em comunicado oficial, a empresa TIS revelou que proporcionou o suporte necessário para que as representantes angolanas participassem na Women in Tech Global Summit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui