Menos Fios

Estudantes norte-americanos iniciam ciclo sobre robótica espacial em Luanda

O evento está a ser promovido pelo Centro de Ciência de Luanda (CCL), em parceria com Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Conta, também, com o apoio da Sonangol, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), bem como do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICCS).

A equipa é liderada pela professora Danielle Wood, que desenvolve, no MIT, iniciativas de educação e tecnologia espacial, incluindo o programa “Zero Robotics”, que já tem desenvolvido cooperação com instituições angolanas no domínio da capacitação STEM.

A programação combina, igualmente, formação técnica, partilha científica e ligação directa com públicos estudantis e foi desenhado para assegurar transferência efectiva de conhecimento.

Entre as várias actividades deste acontecimento destacam-se a palestra “Robótica e Manufactura no Espaço”, hoje à noite, e no dia 14 de Janeiro a comunicação “Usando Satélites para Mapear as Necessidades Ambientais em Angola”, com tópicos como metano, desastres naturais e seca.

A formação de animadores e educadores científicos do CCL, marcada para quinta-feira, 15, é um dos pontos focais e busca a adopção do currículo de “Zero Robotics” em futuros programas educacionais, estando vocacionada para alunos do ensino fundamental e pretendendo enriquecer o currículo STEM dos alunos, em programação de computadores, robótica e engenharia espacial, com uma experiência prática na programação de satélites Astrobee (sistema da NASA de robôs cúbicos voadores).

Já na sexta-feira, os estudantes do ensino secundário participam numa oficina, nas primeiras horas do dia, e às 14h00 tem lugar, no Auditório do CCL, a sessão institucional, seguida de apresentações técnicas de estudantes do ISPTEC e do MIT.

Exit mobile version