O representante da Huawei dos Países Lusófonos da África Austral, António Hou, apresentou, terça-feira, em Luanda, os avanços do plano de investimento da empresa no domínio da pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Os resultados foram apresentados ao ministro das relações Exteriores, Téte António, durante um encontro realizado no quadro do fortalecimento da cooperação tecnológica entre Angola e a empresa multinacional chinesa de telecomunicações.
O investimento da Huawei tem como foco a criação de um ecossistema tecnológico de referência que posicionará Angola como centro regional de inovação digital.
Leia também: Ministro Mário Oliveira destaca papel estratégico do Angotic 2025
A Huawei Angola estabeleceu projectos estruturantes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas províncias do Cuanza-Norte, Icolo e Bengo, Moxico Leste e Bié.
Estes polos estratégicos servem para consolidar uma rede de inovação assente na capacitação técnica de jovens quadros angolanos, no desenvolvimento de infra-estruturas digitais e na expansão da cobertura tecnológica em zonas remotas, com impacto directo na inclusão digital e no reforço da economia digital nacional.
António Hou manifestou a intenção da empresa chinesa tornar Angola no principal HUB tecnológico da região da África Austral, a fim de atrair investimentos e transferências de conhecimento, bem como criar parcerias com instituições de ensino superior e centros de investigação angolanos.
A empresa opera no país desde 2004, com o objectivo de promover a inovação tecnológica, a conectividade digital e o desenvolvimento das infra-estruturas de telecomunicações, contribuindo de forma significativa para a transformação digital de Angola.
Através do programa “Seeds for the Future” e outras iniciativas de formação, a empresa tem investido no desenvolvimento de competências digitais dos jovens angolanos, incentivando o talento local e fomentando a transferência de conhecimento.