15.9 C
Angola
Sábado, Janeiro 24, 2026
Início Aceleração Digital IMA defende uso de certificados digitais para travar crimes cibernéticos

IMA defende uso de certificados digitais para travar crimes cibernéticos

1866

As instituições angolanas devem utilizar certificados digitais como medida para travar os constantes crimes cibernéticos, que comprometem a integridade dos serviços bancários e de outros sectores do país, segundo o diretor-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso.

Para o responsável, os certificados digitais “é de extrema importância por permitir envio de arquivos de dados seguros e criptografados“, reforçando assim a identidade de pessoas e ativos eletrónicos na internet ou nas redes privadas de organizações.

Os certificados digitais permitem comunicação online segura e criptografada e são consequentemente usados para proteger transações online“, disse Meick Afonso.

Ainda na sua abordagem no III Congresso Angolano de Direito Bancário, o dirigente frisou que todas as vezes que se fala sobre evolução tecnológicas e digitalização, deve-se falar também sobre a “segurança e formas de prevenir o cibercrime“.

Angola tem cada vez mais crimes e ações que comprometem a integridade dos serviços, tanto em bancos tradicionais como em serviços financeiros digitais“, recordou.

MAIS: Bancos angolanos devem reforçar sistemas de segurança eletrónica, alerta IMA

Pelo que se recomenda a aplicação de um conjunto de procedimentos para reduzir e acabar com a fraude na clonagem de cartões e roubo de identidade e promover a integridade dos dados“, considerou.

Quanto a posição do Governo Angolano, o dirigente da IMA informou que o mesmo tem consciência que os serviços financeiros digitais “são um caminho para o crescimento e prosperidade de Angola“, sublinhado que “vários esforços têm sido desenvolvidos para a concretização deste objetivo de forma segura e confiável“.

Por fim, Meick Afonso reforçou que a implementação do “Electronic Know Your Customer”, de uma infraestrutura de Chaves Pública para a emissão de certificados digitais e suporte para assinatura eletrónica e carimbos temporais e o fortalecimento do “open banking” são algumas das ações em curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui