Ruanda inaugura centro de cibersegurança com apoio da Cisco

A Cisco espera que esta colaboração proporcione ao Ruanda e à região em geral as capacidades necessárias para ter sucesso num panorama digital em rápida evolução.

135

Ruanda inaugurou o Centro de Excelência em Cibersegurança (CyberHub), que irá apoiar a educação e a formação em cibersegurança.

A instalação foi concebida como um centro nacional que irá cultivar os melhores talentos, estimular a colaboração e permitir que Ruanda alcance o seu objetivo de ser líder regional na capacitação em cibersegurança.

A Autoridade Nacional de Segurança Cibernética (NCSA) afirmou ainda que o CyberHub aspira reunir líderes do setor, importantes parceiros internacionais e fornecedores de tecnologia para estabelecer um centro dinâmico.

Acrescentou ainda que estas colaborações ajudarão a desenvolver ainda mais este projeto, que terá uma influência benéfica substancial no ambiente tecnológico e de talentos em matéria de cibersegurança e proteção de dados no Ruanda e além-fronteiras.

O CyberHub, localizado na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Ruanda, conta com uma Academia de Cibersegurança, um Centro de Inovação e laboratórios de tecnologia.

A cerimónia inaugural, que contou com a presença de membros do governo, da Cisco e foi aberta com um corte de fita realizado por Paula Ingabire, Ministra das TIC e Inovação.

Silvia Heer, chefe de cooperação da Embaixada da Alemanha, enfatizou a relevância fundamental da segurança, afirmou que ela é tão importante para o desenvolvimento nacional quanto estradas, cuidados de saúde e outras infra-estruturas essenciais.

Ela elogiou o CyberHub como um esforço crítico que aumenta a capacidade do Ruanda de se proteger na era digital, ao mesmo tempo em que estabelece o país como líder regional em segurança cibernética.

Heer enfatizou ainda que o lançamento é um reflexo da forte parceria e colaboração entre a Alemanha e Ruanda no avanço da resiliência digital.

Dima Kandalaft, Diretora Sênior da Cisco, destacou o compromisso da empresa em apoiar a agenda de transformação digital do Ruanda. Ela observou que o CyberHub representa uma oportunidade importante para expandir o conjunto de profissionais qualificados em segurança cibernética, ajudar a suprir as lacunas de qualificação existentes e a cultivar uma comunidade preparada para o futuro. Por meio dessa parceria, a Cisco visa capacitar Ruanda e toda a região com a expertise necessária para prosperar em um mundo cada vez mais digital.

Ela afirmou que o CyberHub oferece uma oportunidade essencial para aumentar o número de especialistas qualificados em cibersegurança, abordando assim as lacunas de competências existentes e fomentar uma comunidade preparada para o futuro.

A Cisco espera que esta colaboração proporcione ao Ruanda e à região em geral as capacidades necessárias para ter sucesso num panorama digital em rápida evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui