Segurança de dados é vital para África, diz Nigéria

O governo nigeriano instou as autoridades africanas de proteção de dados a dar prioridade à proteção segura dos dados, sublinhando que a prosperidade económica do continente depende disso.

191

O Vice-Presidente da Nigéria, Kashim Shettima, fez esta declaração durante a cerimónia de abertura da 8.ª edição da Conferência e da Assembleia Geral Anual da Rede de Autoridades Africanas para a Proteção de Dados (NADPA, sigla em inglês). O evento, subordinado ao tema “Equilibrar a Inovação em África: Proteção de dados e privacidade em tecnologias emergentes”, foi organizado pela Comissão de Proteção de Dados da Nigéria (NDPC, sigla em inglês) com o apoio dos seus parceiros em Abuja.

“Reconhecemos que os dados não são apenas um recurso digital. São uma história humana contada em números – o tecido da confiança nas nossas economias e a moeda da fiabilidade nas nossas instituições”, afirmou Shettima.

“A nossa capacidade de partilhar dados de forma segura e legal definirá a nossa capacidade de prosperar à medida que a Zona de Comércio Livre Continental Africana se expande”, acrescentou.

“O percurso da Nigéria em matéria de proteção de dados tem sido uma narrativa evolutiva de progresso, prova de que, quando uma nação se compromete com a privacidade e a dignidade, a transformação vem a seguir.

Kaspersky e INTERPOL derrubam organizações criminosas em África

“O Regulamento de Proteção de Dados da Nigéria entrou em vigor em 2019 e, num dos passos mais ousados desta administração, apenas 14 dias depois de assumir o cargo, o Presidente Bola Tinubu promulgou a Lei de Proteção de Dados da Nigéria e criou a Comissão de Proteção de Dados da Nigéria, que acolhe hoje este evento”, afirmou.

No seu discurso de abertura, o presidente da NADPA, Iro Adamou, afirmou que o principal objectivo do organismo é fomentar a colaboração entre os membros e amplificar as vozes africanas nos compromissos com as partes interessadas na proteção de dados a nível mundial.

A Rede de Autoridades Africanas de Proteção de Dados (NADPA) foi criada em setembro de 2016 em Ouagadougou, Burkina Faso, como um organismo que une as autoridades nacionais de Proteção de Dados e as Agências Reguladoras em toda a África. A sua missão é promover a colaboração, o desenvolvimento de capacidades e a harmonização dos quadros de proteção de dados para reforçar os direitos de privacidade e a governação responsável dos dados em todo o continente.

A NADPA 2025 reuniu participantes de mais de 30 países africanos, juntamente com delegados da Europa, Ásia, Médio Oriente e Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui