Zâmbia investe em Starlink para expandir internet nas áreas rurais

A Zâmbia instalou mais de 500 unidades Starlink e 14 torres de comunicação em áreas rurais este ano, no âmbito do oitavo Plano Nacional de Desenvolvimento. A iniciativa visa reduzir a exclusão digital e garantir maior acesso à internet em comunidades afastadas dos centros urbanos.

139

Um membro do governo da Zâmbia destacou esta medida como um dos principais feitos alcançados no período abrangido pelo oitavo Plano Nacional de Desenvolvimento do país.

Situmbeko Musokotwane, ministro das Finanças e do Planeamento Nacional, afirmou que o governo registou progressos na governação este ano, para além da instalação de 525 unidades Starlink e das torres.

MAIS: África pressionada a desenvolver quadro de resiliência da Internet

Como resultado, cerca de 368 serviços públicos passaram a estar disponíveis online através do ZamPortal, o que gerou uma receita de 1,1 mil milhões de kwacha (47,5 milhões de dólares) desde o início do ano.

Musokotwane falou durante a reunião do Comité de Coordenação do Desenvolvimento Nacional realizada este fim de semana.

Sublinhou ainda a determinação do governo em melhorar a conectividade rural.“A administração New Dawn continuará a conduzir o país rumo a um futuro próspero, resiliente e inclusivo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui