A Apple apresentou, esta quarta-feira (15), a segunda geração dos óculos de realidade virtual Vision Pro.
De acordo com a empresa, o novo modelo vem equipado com recursos de inteligência artificial, maior autonomia de bateria e uma renderização de ecrã mais avançada.
O dispositivo passa agora a utilizar o processador M5, desenvolvido pela própria Apple. Segundo a marca, este chip garante um desempenho mais rápido, imagens mais nítidas e uma duração de bateria superior. Nos Estados Unidos, o novo Vision Pro chega ao mercado com o preço base de 3.499 dólares.
O sistema operativo é o visionOS 26, que integra as funcionalidades do Apple Intelligence – a plataforma de inteligência artificial da empresa.
“A integração dos widgets no espaço virtual do utilizador permite que reapareçam sempre que o Vision Pro é activado, facilitando tarefas como verificar a hora ou o clima, ouvir música ou podcasts, decorar o ambiente com fotos ou aceder ao ChatGPT”, explicou a Apple.
A empresa garante ainda que os óculos dão acesso a mais de um milhão de aplicações e a centenas de filmes em 3D que podem ser assistidos directamente no dispositivo.
Além dos Estados Unidos, a nova geração dos Vision Pro já está disponível na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.