Parte do sucesso do WhatsApp deve-se ao facto de permitir praticamente todos os tipos de comunicação imagináveis desde mensagens, áudios, chamadas e videochamadas. Mas não fica por aí: também permite o envio de todo o tipo de ficheiros, como documentos, fotos ou vídeos.
Como pode imaginar, todos esses conteúdos ocupam espaço, primeiro na tua conta de WhatsApp (que tem um limite gratuito) e depois no próprio dispositivo. Com o tempo, a memória do telemóvel pode encher-se e saturar, o que leva à perda de desempenho.
Estados do WhatsApp vão passar a incluir perguntas
Por isso, é importante libertar espaço no telemóvel. O que provavelmente não sabia é que o WhatsApp tem uma espécie de “caixote do lixo” onde guarda ficheiros e documentos eliminados, mas que continuam a ocupar espaço no dispositivo.
Na verdade, esse “caixote do lixo” só está disponível em dispositivos Android e, embora a sua localização possa variar consoante o fabricante e o modelo, de forma geral os passos a seguir são os seguintes:
Onde está o caixote do lixo do WhatsApp
-
No seu telemóvel Android, abre a aplicação de gestor de ficheiros.
-
Procura a pasta do WhatsApp, a sua localização pode variar consoante o modelo do dispositivo; em muitos modelos encontra-se na opção “Mais”.
-
Irá ver todos os documentos, fotos e vídeos que recebeste através da aplicação.
-
Selecciona os que não pretendes guardar.
-
Elimina-os para libertar espaço de armazenamento.