15.4 C
Angola
Quarta-feira, Janeiro 28, 2026
Início Angola Espanhol David López Sáez digitaliza mais de 640 músicas tradicionais da Lunda...

Espanhol David López Sáez digitaliza mais de 640 músicas tradicionais da Lunda Norte

2389

O compositor e musicólogo espanhol David López Sáez recuperou e digitalizou mais de 640 músicas tradicionais do acervo cultural da província da Lunda-Norte, em um projecto sobre a valorização do património musical nacional.

Segundo o que é revelado pelo Novo Jornal, o espanhol ainda criou escolas de música e de instrumentos do folclore local, trabalho esse que pode ser visto, até 19 de Março, no Centro Cultural Camões, em Luanda.

Com a denominação de “Thambwé: Recuperação, Valorização e Divulgação do Património Musical Cokwe”, a digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo foi um dos resultados dos trabalhos desenvolvidos na região da Lunda-Norte, que ressaltou a importância da pesquisa para a cultura angolana.

“Os objectivos do projecto são a recuperação, a transmissão e divulgação do património musical cokwe. Temos aqui uma exposição que explica tudo. Entre os resultados que alcançamis, temos a destacar a digitalização do Fundo Fonográfico do Museu Regional do Dundo”, disse Sáez.

David López Sáez destacou que foi impulsionado a abraçar o projecto tecnológico pelo director da Orquestra Angolana Kapossoca, onde é colaborador, e está feliz pelos resultados do projecto, apesar das dificuldades de transporte para as aldeias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui