Tratou o Bilhete de Identidade? Já podes saber o estado do seu processo

3422

Já imaginou a situação caricata de tratar o Bilhete de Identidade (BI) e lhe darem um prazo para o levantamento do mesmo, e quando chegas no local para levantar o referido documento, deparas-te com a situação que o mesmo ainda não foi emitido.

Para colmatar a situação e evitar enchentes, a Direcção Nacional do Arquivo e Identificação Civil e Criminal (DNAICC) apresentou recentemente em Luanda, um portal de informação e consulta, no sentido de melhorar os serviços nos postos de identificação a disposição dos utentes.

Segundo Júlio Lucas (chefe do Centro de Produção de Bilhetes de Identidade do DNAICC), que apresentou o portal à imprensa, os utentes podem agora a cessar ao site https//www.bi.minjusdh.gov.ao para obter a informação que desejarem. O responsável salientou ainda que, o serviço tem como objectivo diminuir o fluxo de pessoas que se deslocam às repartições de identificação para a obtenção de simples informação.

O portal também visa interagir com o cidadão, e dá a possibilidade das pessoas pesquisarem os processos que foram tratados nas repartições a nível nacional. Através do portal, as pessoas têm ainda como saber em que estado se encontra o seu processo, se o mesmo está em análise, transporte, ou se o BI já chegou até a repartição.