Como vai funcionar esta nova ferramenta?
A funcionalidade, que ainda se encontra em fase de desenvolvimento, foi descoberta na versão beta 2.25.21.8 do WhatsApp para Android. Embora ainda não esteja disponível para a maioria dos utilizadores beta, o seu funcionamento é bastante simples. Poderá criar uma atualização de Status que consiste numa pergunta de texto, e os seus contactos poderão responder diretamente na interface do Status.
WhatsApp: utilizador poderá decidir se quer receber chamadas de empresas
De acordo com o WABetaInfo, existirá um limite de uma pergunta por cada publicação de Status. Isto pode levar a que utilizadores com questões mais complexas tenham de publicar várias atualizações consecutivas para obterem as respostas que procuram.
Privacidade: as suas respostas estão seguras?
Uma das questões mais importantes em qualquer nova funcionalidade social é a privacidade. Neste caso, quando um utilizador responde a uma pergunta, a resposta será vista apenas por quem fez a pergunta, numa secção privada da aplicação. Não haverá anonimato na resposta direta, ou seja, quem perguntou saberá sempre quem respondeu.
No entanto, se a pessoa que fez a pergunta decidir partilhar uma das respostas no seu próprio Status para que outros a vejam, o WhatsApp garantirá a privacidade de quem respondeu: o seu nome não será exibido e manterá o anonimato perante os restantes contactos.
O objectivo é claro: aumentar a interação
Ao transformar as atualizações de Estado numa conversa bidirecional, a Meta pretende claramente aumentar o nível de interação e envolvimento nesta secção da aplicação. A ideia é aproximar os utilizadores dos seus contactos, incentivar a partilha de opiniões de forma fácil.
Esta não é a única aposta do WhatsApp para dinamizar a plataforma. Os administradores de Canais também irão receber uma funcionalidade semelhante, que lhes permitirá colocar questões abertas aos seus seguidores, reforçar a comunicação dentro das comunidades.