26.4 C
Angola
Sábado, Janeiro 31, 2026
Início Angola Ministro Mário Oliveira destaca papel estratégico do Angotic 2025

Ministro Mário Oliveira destaca papel estratégico do Angotic 2025

Em entrevista ao canal de televisão portuguesa TVI/CNN, o ministro esclareceu que o evento, a decorrer em Luanda de 12 a 14 de Junho, vai ser uma edição especial com foco nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional...

2201

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola, Mário Oliveira, destacou a importância do Angotic 2025 na divulgação do país no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Em entrevista ao canal de televisão portuguesa TVI/CNN, o ministro esclareceu que o evento, a decorrer em Luanda de 12 a 14 de Junho, vai ser uma edição especial com foco nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, centradas no tema “Comunicar, Modernizar e Desenvolver Angola”.

Leia também: MINTTICS debate futuro digital de Angola em Conselho Consultivo

“Trata-se de uma oportunidade de Angola mostrar ao mundo o que tem feito no sector das novas tecnologias ao serviço do cidadão e da economia nacional”, começou por referir Mário Oliveira, ao focar-se sobre o principal objectivo da quinta edição do Angotic.

Segundo o governante, “quando falamos de desenvolvimento sócio-económico falamos de tecnologias, de internet, cibersegurança, inteligência artificial”. Ao afirmar que Angola está a praticar o que de melhor se faz no mundo, destacou o Programa Espacial Nacional, a Rede Nacional de Banda Larga em Fibra Óptica, a adesão do país aos Cabos Submarinos Internacionais, os projectos “Angola Digital”, “Angola Online”, “Conecta Angola”, assim como a expansão da Cobertura Móvel Nacional, que considerou como êxitos nacionais.

“Os nossos jovens têm estado muito empenhados na investigação e criação de novas start ups tecnológicas com bastante sucesso”, sublinhou Mário Oliveira, para quem a literacia digital é um passo fundamental para a afirmação, cada vez mais forte, de Angola no mundo das novas tecnologias.

Segundo o ministro, estes programas, coordenados e desenvolvidos pelo sector, são a base para a transformação digital do país, digitalização da economia e serviços, assim como a diminuição da infoexclusão, permitindo que mais angolanos possam ter acesso à Internet e aos serviços digitais.

No que toca ao Angotic, indicou que os sucessos alcançados nas edições anteriores dão a confiança de se poder afirmar que o evento se vai tornando num dos encontros mais importantes para a jornada da transformação digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui