O projecto-piloto, intitulado YYeni AI Lüderitz, combina tutoria com inteligência artificial e ensino tradicional orientado por professores. Segundo o Ministério da Educação, Inovação, Juventude, Desporto, Artes e Cultura, o objectivo é alargar o modelo a 25 escolas e 2 500 alunos até 2026.
O projecto, com duração prevista de cinco meses, foi lançado em julho de 2025 na Escola Secundária de Lüderitz.
A Telecom Namibia está a assegurar o apoio à conectividade para o piloto. O director executivo da empresa, Stanley Shanapinda, afirmou que esta iniciativa integra o compromisso mais amplo da Telecom Namibia em reduzir desigualdades, promover a inovação e construir uma sociedade conectada e orientada pelo conhecimento.
Cabo Verde vai proibir uso de telemóveis no ensino básico
A empresa também está a fornecer conectividade à internet para o primeiro Diálogo Consultivo da Juventude da Commonwealth, atualmente em curso, organizado pelo mesmo ministério em Windhoek, até sexta-feira.
O evento reúne representantes da juventude dos 56 países da Commonwealth para discutir políticas e iniciativas de desenvolvimento que enfrentem desafios globais comuns.
O apoio da Telecom Namibia inclui uma ligação dedicada de 100 Mbps, garantindo a transmissão em direto e a cobertura digital das sessões do diálogo.
A conectividade permite interação em tempo real entre delegados, meios de comunicação e participantes virtuais.