É evidente que o telemóvel se tornou um dos pilares fundamentais das nossas vidas, e ignorar esse facto é imprudente, sobretudo tendo em conta que, hoje em dia, é um dos principais alvos dos cibercriminosos.
Naturalmente, o mais sensato é tomar todas as precauções possíveis, como recorda a publicação espanhola El Economista. No entanto, nem todos sabem que, para além de instalar um bom antivírus ou manter o software actualizado, existem outras medidas que ajudam a reforçar a segurança do telemóvel como reiniciá-lo semanalmente.
Apesar de ser um gesto simples, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) afirma que reiniciar o telemóvel pelo menos uma vez por semana pode ajudar a prevenir ataques cibernéticos, que hoje são cada vez mais comuns. Esta acção interrompe o fluxo de informações que poderiam cair nas mãos de cibercriminosos, os quais, muitas vezes, necessitam de acesso contínuo ao dispositivo como acontece com os spywares.
Telemóvel espiado? Ronan Farrow oferece dica simples para se proteger
Automatizar esta prática é um passo importante para proteger os seus dados pessoais e evitar surpresas desagradáveis. Importa sublinhar que o ideal é fazê-lo de forma consistente, mesmo quando não existem sinais de actividade suspeita. Para além de aumentar a segurança, esta medida contribui também para melhorar o desempenho do telemóvel e mantê-lo eficiente por mais tempo.
Os especialistas reforçam ainda a importância de manter o dispositivo atualizado. Ainda que haja utilizadores relutantes ou que adiem a instalação de novas versões, é essencial compreender que estas atualizações frequentemente incluem melhorias de segurança, desenvolvidas para proteger o smartphone contra ameaças emergentes.
Do mesmo modo, evite ao máximo instalar aplicações fora das lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store. Por fim, é igualmente recomendável rever regularmente as permissões concedidas às aplicações muitas vezes, estas obtêm acesso a dados e funcionalidades sem o utilizador se aperceber. Limitar esses acessos ao estritamente necessário é sempre a escolha mais segura.