
A Starlink anunciou que vai reduzir a altitude orbital de todos os seus satélites actualmente posicionados a cerca de 550 quilómetros da superfície terrestre para aproximadamente 480 quilómetros, nos próximos meses. A informação foi avançada pelo director de engenharia da empresa, Michael Nicolls, através das redes sociais.
A Starlink é uma subsidiária da SpaceX, empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, e tem como objectivo criar uma vasta constelação de satélites para fornecer acesso à internet em zonas remotas ou com fraca infra-estrutura de telecomunicações.
A decisão surge na sequência de incidentes recentes no espaço. Em Dezembro, um dos satélites da Starlink sofreu uma anomalia técnica, resultando na geração de uma pequena quantidade de detritos espaciais e na perda de comunicação com a nave, que se encontrava a cerca de 418 quilómetros de altitude.
Dias antes desse incidente, um satélite da Starlink e outro de origem chinesa passaram a apenas 200 metros de distância um do outro, a uma altitude de 560 quilómetros, situação que quase resultou numa colisão, segundo relatou Nicolls.
Com a redução da altitude orbital, a empresa pretende diminuir o risco de colisões, facilitar a remoção natural de satélites inactivos pela atmosfera terrestre e contribuir para uma maior segurança no tráfego espacial.
Fonte: G1








