O WhatsApp está a implementar novas restrições para reduzir o envio de mensagens não solicitadas (spam). A plataforma vai limitar a quantidade de mensagens que utilizadores individuais e empresas podem enviar para pessoas que não respondem.
Inicialmente criado para conversas entre contactos pessoais, o WhatsApp foi ganhando novas funcionalidades, como grupos, comunidades e contas comerciais. Com essas mudanças, o volume de mensagens aumentou significativamente, tornando difícil para muitos utilizadores acompanhar tudo o que recebem.
Com esta nova medida, todas as mensagens enviadas para pessoas que não respondem vão contar para um limite mensal, tanto para utilizadores comuns como para empresas. Por exemplo, se alguém conhecer uma pessoa numa conferência e lhe enviar três mensagens sem obter resposta, essas três mensagens contam para o limite.
O WhatsApp ainda não divulgou qual será exactamente o número máximo permitido, pois está a testar diferentes limites nesta fase experimental. No entanto, quando um utilizador ou empresa estiver perto de atingir o limite, o aplicativo vai exibir um alerta, através de um pop-up com a contagem das mensagens enviadas, para evitar que fiquem temporariamente impedidos de mandar novas mensagens.