Ao falar à margem do 1º Fórum Tecnológico Industrial de Angola, o responsável destacou que a evolução tecnológica e a Inteligência Artificial (IA), para além de representar a automação, aumento dos níveis de produção e eficiência, apontam o caminho para o desenvolvimento do parque industrial e o desenvolvimento do país.
Para o secretário de Estado, este Fórum Tecnológico Industrial configura-se numa plataforma estratégica para acelerar a modernização tecnológica das indústrias instaladas na Zona Económica Especial (ZEE), promovendo um ambiente de inovação, diálogo e partilha de boas práticas.
Na mesma ocasião, o presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro, disse que este evento visa identificar as formas e os desafios da integração das tecnologias no sector industrial, com objectivo de aumentar a produtividade, eficiência e qualidade nos processos produtivos.
À margem do fórum, a ZEE e MSTelecom assinaram um protocolo para esta empresa provedora de serviços de telecomunicações impulsionar os serviços da rede de conexões nas indústrias fixadas nesse perímetro industrial.
Por outro lado, o PCA adiantou que a ZEE conta com mais de 200 unidades fabris instaladas, das quais 110 em pleno funcionamento e 90 em processo finais para os respetivos arranques operacionais, até aos próximos dois anos.
Enquanto a presidente do Conselho Executivo da MSTelecom, Felisberta de Jesus, considerou a tecnologia como elemento indissociável para que as indústrias sejam mais eficientes e compectitivas.
Contact center em Angola adoptam soluções de IA para melhorar o atendimento ao público
“Por esta razão, nos juntamos à ZEE para que as fábricas ali instaladas encontrem as melhores condições tecnológicas”, frisou.
Sobre a co-organização, disse que o fórum tem como objetivo apresentar o portfólio das soluções tecnológicas da MSTelecom, bem como colher contributos, identificar os desafios, discutir soluções para aumentar a produção através de soluções digitais e da inteligência artificial.
Sobre a assinatura do memorando, a ZEE e MSTelecom disse que tem como objetivo lançar infraestruturas e expandir os serviços tecnológicos em todo perímetro da ZEE, concretamente o acesso à internet, telefonia e assistência técnica de dados, dentre outros.
Promovido pela ZEE EP, em parceria com a MSTelcom, o Fórum reúne empresas, especialistas, investidores e stakeholders do ecossistema industrial-tecnológico, num espaço de interação e construção de soluções transformadoras.