5 caminhos para impulsionar o desenvolvimento de África

0
3045

Durante o evento principal do Seedstars Africa 2017, Cláudia Makadristo, Gestora regional do Seedstars contou como foi a experiência de viajar pelo continente africano nos últimos 3 anos para conhecer as iniciativas de empreendedorismo tecnológico.

Claudia Makadristo

Na sua apresentação, Cláudia, que para além da nacionalidade Angolana  tem também a Holandesa, referiu que há 5 caminhos chave, para que o continente tenha um desenvolvimento mais acentuado:

1. Não depender do resto do mundo – no sentido de os países africanos criarem as próprias solucões e usarem os recursos disponíveis com vista a alavancar iniciativas de negocio.

2. Transformar o continente através das telecomunicações- as startups que estiverem viradas para este mercado, têm a chance de conseguir progredir de um modo mais célere, valendo-se das facilidades trazidas pela maior aproximaçao entre empreendedores e demais stakeholders.

3. Usar Drones para resolver problemas reais- Vários países em África estão a usar drones para resolver problemas diversos, desde à saúde- para entrega de medicamentos em áreas de difícil acesso- até a agricultura- no mapeamento dos campos.

4. Toda atenção virada para África- investidores, empreendedores, parceiros de negócio e outros, estão todos  atentos ao mercado africano que cada dia traz mais oportunidades, recursos e uma base de consumidores disposta a comprar. O mercado tem-se tornado mais competitivo e este é o momento decisivo para apostar.

5. África sem fronteiras– A política de exclusão de vistos em África pode beneficiar o continente a nível económico, social, cultural, trazendo conhecimento e transformando a  realidade dos países.

Alguns destes pontos são o presente e outros fazem parte de um futuro no qual o desenvolvimento acelerado do continente, através do uso das tecnologias, pode ser uma realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here