Amazon versus Amazônia

1608


Tenho acompanhado de perto os capítulos e dramas sobre a entrada da Amazon, a gigante internacional do comércio eletrónico, no território brasileiro. Apesar de não ter nada a ver com a nossa realidade, surgiu agora um interessante debate que deve fazer rolar alguma tinta sobre este assunto específico mas que deve fazer-nos pensar mais sobre este tema na generalidade e a questão polemica:

A quem pertence o domínio “.amazon”?

Não sei se vocês sabem mas agora é possível ter um domínio próprio, por exemplo “.menosfios”, o que daria por exemplo para fazer um site “www.noticias.menosfios” ou “www.downloads.menosfios” fazendo a menosfios abandonar o domínio “.com”. Estes domínios de topo genérico (generic top-level domain – gTLD) são administrados por uma entidade internacional chamada Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números – ICANN).

Voltando a polemica, quando essa realidade se tornou possível mais ou menos em meados de 2011, a Amazon entrou com o pedido de registo do gTLD “.amazon” que lhe custou 185 mil dólares. Agora o Brasil, Peru, Bolívia, Equador e Argentina enviaram uma notificação a ICANN porque partilham da opinião que domínio deve ser usado para promover a Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo. Segundo eles a floresta Amazônia é um bem da humanidade e se deve sobrepor a uma empresa privada com interesses de apenas alguns indivíduos.

Sera isso legal? Será que por a Amazônia ser um bem de todos deve sobrepor-se as leis? Afinal de contas a Amazon já efectuou a “compra” do domínio.

Pensando neste tema na generalidade, como acima descrito, e pondo Amazons e Países Sul Americanos a parte, esta é realmente uma discussão que será uma dor de cabeça para a ICANN. Com certeza este não é o primeiro caso, nem será o último, mas deve ser o de maior dimensão que a Corporação já lidou. Mas quantos processos poderão vir por aí e quantos exemplos poderíamos dar repetições de nomes de organizações, empresas, cidades etc pelo mundo? Bem, avizinham-se aí novos capítulos.

Via: [Gizmodo]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui