[Angola] Aldeia solar é inaugurada na comuna de Cabiri

2780

Energia Solar

Angola chegou a um ponto em que conseguimos perceber que alguns pontos são importantes para o desenvolvimento do país. Há a educação, saúde, saneamento… e algures nessa lista poderemos encontrar a expressão mágica: electricidade!

Até 2025 o plano é atingir 8,4 GW de electricidade gerada para todo país, o que supriria as necessidades básicas (actualmente a capacidade é de 1,2 GW). Mas enquanto 2025 não chega, a solução é procurar tecnologias que nos ajudem a resolver os problemas imediatos, principalmente das áreas mais remotas.

Um dos projectos já em acção é o projecto das aldeias solares. Para iniciar o projecto, foi contemplada uma aldeia na localidade de Cabiri , onde foram construídas 500 habitações com acesso a energia eléctrica, através de sistemas solares fotovoltaicos. Cada casa tem dois quartos, sala , arrumos, cozinha que está equipada com forno solar.  A energia permite ligar um rádio, televisor e frigorífico.

O projecto foi ontem inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que assim deu uma confirmação da importância do projecto “Aldeia Solar”.

Segundo o site oficial da EDP (responsável por implementar o projecto) a Aldeia Solar de Cabiri é constituída por:

  • eletricidade solar para iluminação de escolas, habitações e equipamentos sociais;
  • iluminação pública solar;
  • lampiões solares para estudantes;
  • fornos solares para as famílias;
  • formação da comunidade em energia.

Esse projecto servirá de teste para os futuros projectos de aldeias solares. Caso seja bem sucedido, decerto que veremos projectos do género em outros pontos do país.

Agora, o esperado é que a manutenção desses sistemas seja feita atempadamente, porque, sistemas solares sem manutenção preventiva, durarão menos do que um piscar de olhos.

[Via]: Angop || EDP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui