[Angola] AngolanOS poderá ter apoio institucional do CNTI

0
1728

AngolanOS

Há dois dias falamos sobre o reconhecimento oficial do AngolanOS pelo site Linux.com , dando enfâse ao facto de as autoridades competentes Angolanas ainda não terem dado o apoio devido ao projecto.

Ficamos felizes em saber que o CNTI teve um encontro com o criador do AngolanOS, dando esperanças para uma colaboração futura. Mas ao invés de tentar explicar-vos o que se passou no encontro, deixo o artigo escrito pelo responsável do projecto, Benone Marcos:

Com objetivo de evitar um trabalho redundante desnecessário, já a algum tempo temos tentado obter mais informações sobre o estado do AngoLinux. A idéia era entender até que ponto ele ainda é uma opção viável e como o aOS pode se integrar. Em outra vertente, apresentar o aOS como opção mais do que viável para alcançar os objetivos originais do órgão.

Primeiro, para quem não conhece, o CNTI (Centro Nacional das Tecnologias de Informação), é o órgão responsável pelo projeto AngoLinux.

A sessão foi relativamente agradável onde foi dada a oportunidade de apresentar o aOS, seu estado atual e fazer uma pequena demonstração do uso do sistema.

A resposta do CNTI foi muito possitiva em todos os níveis. Os responsáveis pela Inclusão Digital declararam abertamente o interesse em abraçar o aOS e solicitaram com máxima urgência cópias do sistema (que ainda não existem 🙂 ) para começar a divulgação nos eventos por eles realizados.

O pessoal de desenvolvimento também se demonstrou bastante interessado mas, assim como com a equipe de projetos/administração, vamos precisar de mais conversas para acertar melhor o caminho a ser seguido e a possível coexistência ou não dos dois sistemas (aOS e AngoLinux).

No todo, esperamos boas coisas para o futuro do aOS e com a colaboração do CNTI, assim como de outras instituições e/ou indivíduos que queiram se juntar à causa.

[Fonte]: Blog Oficial do AngolanOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here