[Angola] Conheça os vencedores da 6ª Feira do Inventor e Criador Angolano

0
2998

De 12 à 15 de Setembro decorreu a 6ª edição da feira do inventor e criador angolano. Desta vez a organização decidiu atribuir prémios em 5 categorias. Veja quais foram os grandes vencedores:

1. Freelancer

Inácio Simão - Inventor Angolano
O grande vencedor foi Inácio Simão, com o projecto “Mala com carregador de telemóvel“. O jovem inventor conseguiu assim a sua passagem para a Feira Internacional de Ideias e Novos Produtos (IENA) em Nuremberg (Alemanha) e recebe ainda 700.000 AKZ, um Tablet, um telemóvel Galaxy e uma placa de dados da Unitel.

Em segundo lugar ficou Marcolino Cangango, da província do Huambo, com o projecto “Passadeira electrónica”, arrecadando assim 350 mil kwanzas,  um computador portátil, um telemóvel Galaxy e uma placa de dados Unitel.

Em terceiro lugar ficou o inventor António Calunguluca, com o projecto “Tomadas Móveis”com o montante de 150 mil kwanzas, um telemóvel Galaxy e uma placa de dados Unitel.

2.  instituições de Ensino Superior

ISUTIC

Em primeiro lugar ficou o ISUTIC, seguido do Instituto Superior Politécnico de Benguela e em terceiro ficou a Universidade Agostinho Neto (UAN). Como prémio as universidades receberam computadores portáteis, iPads mini e placa de dados e estágio para estudantes do ISUTIC na Unitel.

3.  Instituições de investigação científica

Cimetox

A Cimetox ( de Malange) focou em primeiro lugar com o projecto “Soro anti Helfitico”.Em segundo lugar ficou a Escola Superior Politécnica da Huila, com o “Programa de treinamento de e implementação de novas tecnologias destinadas à pecuária na região do Cunene” e em terceiro lugar ficou a Direcção de Educação da Huíla, com “Sistema de Gestão de Recursos Humanos“.

4. Ensino geral

Bié bem representado

Nesta categoria, a Escola Simione Mucune (Bié) arrebatou o primeiro lugar, com o projecto “Cadeira de Rodas Electrónica” e como prémio recebeu dois milhões de kwanzas e um iPad, uma cortesia da empresa petrolífera BP.

Em segundo lugar ficou o Instituto Médio Politécnico do Sumbe (Cuanza Sul), com um montante de um milhão e 500 mil kwanzas e um computador portátil, em terceiro ficou Magistério Primário da Huíla, com a quantia de um milhão de kwanzas, um computador e um telemóvel.

5. Empresas

FeICA2014 - huila

Na categoria de empresas foram classificadas as empresas Samakaka (Huíla), Sonhos e Magia (Huíla) e Flenege (Huambo) que levaram para casa medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, e diplomas de mérito.

Durante a feira ocorreu também o concurso ABC da Programação, traremos mais informações sobre este evento brevemente.

[Fonte]: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here