23.5 C
Angola
Sábado, Janeiro 31, 2026
Início Angola Angola defende mais capacitação dos técnicos das comunicações da África Austral

Angola defende mais capacitação dos técnicos das comunicações da África Austral

2270

Angola pretende que os técnicos e operadores do Sector das Comunicações da África Austral estejam cada vez mais capacitados, de modo a garantir aos cidadãos serviços de qualidade a preços acessíveis, segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Falando na II do workshop sobre “Quadro Regulatório e Economia Espacial”, realizado recentemente em Luanda, o ministro salienta que a formação se reveste de capital importância para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Mário Oliveira frisou que o evento vem para “munir os técnicos com ferramentas para enfrentar os desafios da regulação dos serviços de satélite e economia espacial”.

Importa realçar que a nível da SADC se tem feito muito investimento em termos de infraestruturas espaciais, mas urge, também, a necessidade de munir os nossos órgãos reguladores de ferramentas necessárias para um melhor acompanhamento dos diferentes programas, garantindo, assim, uma coexistência harmoniosa dos projetos”, disse.

MAIS: Governo vai continuar a apostar em infraestruturas para assegurar futuro tecnológico

O responsável sublinha que é necessário que os órgãos de regulação, pesquisadores, inventores, operadores e agentes comerciais das TICs, em particular aqueles congregados na Associação de Reguladores de Comunicação da África Austral (CRASA), estejam focados na adequação de normas e processos de gestão para benefício da população.

Angola possui um Programa Espacial Nacional muito ambicioso, onde o capítulo da formação é um dos principais para o alcance dos objetivos do programa”, referiu o governante.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social fez saber que o futuro da região, em particular, e do continente africano, em geral, passa pela formação contínua dos quadros, em particular da juventude.

O governante defendeu a necessidade de um trabalho conjunto para que África esteja tecnologicamente evoluída, para o benefício dos povos, rumo ao progresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui