Angola enfatiza novo rumo para as Telecomunicações e da Área Espacial na WRC-2023

1195

Angola ressaltou o novo rumo para as Telecomunicações e da Área Espacial nos próximos quatro anos, data prevista para a realização da ITUWRC, na Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-2023), que decorreu de 20 de novembro a 15 de dezembro de 2023, no Dubai, Emirados Árabes Unidos,

O evento que a comitiva angolana esteve representada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, serviu ainda para avaliar a vanguarda dos avanços globais nas telecomunicações, tendo o país participado ativamente e dado contribuições fundamentais para moldar decisões importantes.

As revisões foram feitas com base numa agenda determinada pelo Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que tem em conta as recomendações feitas por anteriores conferências mundiais de radiocomunicações.

Os participantes avaliaram, igualmente, aspetos sobre o espaço, as tecnologias 6G, a atribuição de espectro e outras áreas críticas das radiocomunicações, marcando, assim, uma nova era de colaboração tecnológica e inovação no cenário global.

MAIS: Angola presente na Conferência Mundial de Radiocomunicações

Sobre a África, os países do continente saudaram a Resolução 559, tendo este aspeto enfatizado, igualmente, pela UIT com satisfação pelo facto dos passos finais para a implementação bem-sucedida da medida, após anos de trabalho extensivo, o que alarga agora a oportunidade de melhor fornecer os serviços de radiodifusão por satélite às populações.

A Resolução 559 visa permitir que os países substituam as atribuições de frequências degradadas nos planos espaciais de radiodifusão para as Regiões 1 (África e Europa) e 3 (Ásia) da UIT.

A WRC-23 foi fundamental na revisão do Regulamento de Radiocomunicações da UIT para apoiar a partilha do espectro e a inovação tecnológica, na aprovação de tecnologias de interface rádio de sexta geração e na atribuição de novo espectro para conectividade de banda larga, segurança da vida humana e observação do espaço e da Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui