[Angola] Um site que pode ajudá-lo a calcular os valores da nova pauta aduaneira

2
16807

As minhas noções de economia são tão fracas que, se hoje esse site fosse transformado numa versão do jornal “Economia e Mercado“, por exemplo, provavelmente estaria desempregado. Por isso, quando tenho uma dúvida sobre um assunto relacionado à economia e gestão, pergunto ao nosso colunista mais virado para essa área, o Maximus.

Nova pauta aduaneira - angola

Mas nem sempre ele está lá para tirar as dúvidas e  a solução é pesquisar até a Google pedir perdão ( sorry Bing!). Foi assim que encontrei um site que sempre esteve à disposição dos Angolanos (e não só) interessados em exportar ou importar mercadorias. Falo do site do Serviço Nacional das Alfândegas de Angola.

No site podemos encontrar referências à nova pauta aduaneira, que tem aterrorizado os amantes de tecnologia, uma vez que muitos artigos electrónicos tiveram um acréscimo no valor dos direitos de importação, facto que tornará alguns gadgets como telemóveis e computadores ligeiramente mais caros no nosso país.

Quem quiser importar esses dispositivos, pode sempre ter uma referência oficial sobre o valor a ser pago. Essa ferramenta está disponível pelo link: http://www.alfandegas.gv.ao/frmSide1.aspx

Numa rápida simulação, tentei pesquisar quanto custaria importar um smartphone avaliado noutros países em 50 mil kwanzas. A resposta foi rápida, teria de pagar direitos de importação na ordem dos 11250 Kz, ou seja, 22,5% do valor total do aparelho. Valor total a ser pago pelo aparelho: 61250 Kz (a imagem acima confirma  a operação)

Não há nenhuma referência a indicar que os cálculos estão actualizados para a nova pauta aduaneira, mas, sendo o site oficial, podemos dar esse voto de confiança. Certo?

São serviços desses que mereciam mais divulgação. Assim chegaríamos ao aeroporto, após uma viagem e não perderíamos tanto tempo na alfândega por não sabermos ao certo quais são as contas feitas.

2 COMENTÁRIOS

  1. E qual e’ a simulação por exemplo na compra de umas jantes do carro, um móvel, uma moto, não esta especificado, na simulação, porque só aparece carro, cilindragem, lugar somente de um carro. e de outros produtos fica como. ou a percentagem e’ de 22,5 % como esta exemplificado a simulação do smartphone. e se e’ para todos produtos comprado fora.

  2. Oi gostaria imenso que me ajudassem com os preços de roupas vindo da China, fardo não, roupa ainda não usadas e veladas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui