[Angola] Unitel é a primeira companhia Africana a testar a tecnologia LTE Advanced

2
4429

Unitel e Ericsson

Foi no dia 18 de Dezembro de 2013 que a Unitel em parceria com a Ericsson (empresa de referência no mundo das comunicações), levaram a cabo uma demonstração que ficará marcado na história da tecnologia em África.

Foi nesse dia que a Unitel demonstrou com sucesso a tecnologia LTE Advanced (LTE-A) Carrier Aggregation. A demonstração foi feita numa rede comercial, em ambas as bandas de espectro de 1800MHz e de 900MHz. Para aqueles que não tiveram a chance de testar a tecnologia LTE, pode sempre ver este artigo em que fizemos uma radiografia à rede 4G da Unitel. Bom, o que é de conhecimento geral é que a rede LTE 4G admite tráfego que pode atingir os 100 Mb/s, ou seja, 30 vezes mais do que a velocidade de conexão da maior parte dos Angolanos.

Já o LTE Advanced pode atingir (teoricamente) a velocidade de 1Gb/s. Downloads poderiam ser feitos num piscar de olhos, literalmente.

O que os representantes das duas empresas (Unitel e Ericsson) têm a dizer?

Começando por Amílcar Safeca, Director-Geral Adjunto da Unitel

A Unitel está sempre a inovar para melhorar a experiência dos consumidores. Com este salto global em direcção a maiores velocidades de acesso de dados para serviços móveis e de vídeo, estamos também a aumentar a nossa rede, para assim garantir que continuamos a fornecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes, que estão cada vez exigentes. Com esta demonstração estamos no caminho certo para lançar, num futuro próximo, a rede móvel mais avançada em Angola, e talvez em África. Estamos a trabalhar com a Ericsson para que isso aconteça.

Já o Vice Presidente da Ericsson África Subsariana, Magnus Mchunguzi, disse o seguinte:

Através da tecnologia LTE Advanced, os operadores podem aumentar a sua capacidade de rede e melhorar a experiência de banda larga móvel dos utilizadores, permitindo taxas de dados de até 1Gbps no futuro. Esta demonstração coloca a Unitel na muito restrita lista de operadores no mundo que testaram LTE Advanced numa rede activa, usando um terminal comercial. Estamos muito orgulhosos por termos sido parceiros da Unitel nesta importante conquista, reforçando ainda mais a nossa longa relação com a operadora móvel líder em Angola

Uma coisa é certa, os preços dos equipamentos 4G em Angola já baixaram imenso, com os teste para LTE Avançada, as companhias farão com os serviços 4G sejam mais usados, para rentabilizar o investimento feito. Por enquanto as empresas têm mais razões para utilizar tais serviços, mas, por um preço aceitável, garanto que todos terão a curiosidade de saber o que é navegar com uma “Net” de 35 Mb/s.

2 COMENTÁRIOS

  1. Outros que também têm que melhorar muitissimo. Gostaria de ver a rede Unitel com melhor cobertura em Luanda. O que foi que aconteceu ao projecto “Blackberry” ouvia-se tanto falar, morreu?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here