17.9 C
Angola
Sábado, Outubro 3, 2026
Início Angola Associação de Inventores vai inscrever angolano ao Prémio Nobel de Física

Associação de Inventores vai inscrever angolano ao Prémio Nobel de Física

2500

A Associação dos Inventores de Angola (AIA) vai inscrever o criador nacional Hélder Silva entre os candidatos à próxima edição do Prémio Nobel de Física, pela abrangência da descoberta feita pelo pesquisador.

Essa informação foi revelada pelo Presidente da AIA, Joel Muxinda, salientando que o inventor angolano realizou diversos estudos científicos e descobriu, depois de 40 anos de investigação, que só existe um polo magnético no universo.

“A ideia vai mudar o mundo e a forma como encaramos a ciência. As mudanças vão incluir a fabricação de circuitos integrados, ou de equipamentos para telemóveis e outros aparelhos eletrónicos, assim como projetos ligados à agricultura“, disse.

MAIS: Inventor angolano “Hélder Silva” concorre ao Prémio Nobel de Física

Segundo Joel Muxinda, se o projeto conseguir verbas para o financiamento, Angola vai passar por uma revolução do ponto de vista tecnológico e industrial.

“Todos temos algum potencial para ser inventor”, frisando que a associação congrega mais de 300 membros, porém a maioria apesar de terem boas ideias, não tem meios financeiros para concretizar os projetos.

A possibilidade de o trabalho de Hélder Silva ser aceite entre um dos candidatos da próxima edição do Nobel, salientou, representa um ganho para o país.

“Temos procurado escolher os trabalhos de realce, pois a associação tem uma certa credibilidade no estrangeiro, em especial na Alemanha onde já ganhou diversos prémios”, finalizou.

A investigação do inventor Hélder Silva aborda a descoberta há dois anos, que um campo magnético tem uma só polaridade ao invés dos polos norte e sul. Segundo o inventor, fez a descoberta através de uma injeção de um campo magnético residual e com a ajuda desse campo anula o outro polo.

O inventor, que também é membro da AIA, considerou a descoberta o resultado dos vários anos de pesquisa em laboratório.

“A descoberta está a provocar, nos últimos dias, um espanto entre a comunidade científica no mundo, sobretudo as ligadas ao estudo da Física”.

Para o inventor, é preciso que o mundo encare com seriedade o trabalho dos angolanos no ramo das ciências.

“O estudo efetuado permitiu observar mudanças significativas na estrutura dos polos”, referiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui