BAD vai investir nas tecnologias para apoiar projetos de tecnologia limpa

690

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai investir um capital de 15 milhões de dólares nas ações pioneiras de Classe C Green+ do Grupo Banco de Comércio e Desenvolvimento (Grupo TDB), de modo a alavancar e apoiar projetos de tecnologia limpa e de baixo carbono em vários países de África.

Segundo o que foi revelado, os valores vão vir do Fundo para as Tecnologias Limpas (CTF), onde apoiará, igualmente, a criação de um mecanismo de preparação de projetos para impulsionar o investimento em tecnologias limpas.

O CTF, que faz parte dos Fundos de Investimento para o Clima, tem fornecido recursos aos países africanos em desenvolvimento para estes poderem desenvolver tecnologias de baixo carbono com um potencial significativo de redução das emissões de gases com efeito de estufa a longo prazo.

MAIS: Nações Unidas propõe projeto para desenvolvimento tecnológico acelerado de África

O TDB lançou os instrumentos de capital temático há pouco mais de um ano durante a COP27; o BAD saudou o anúncio com um investimento inicial de 15 milhões de dólares. As acçações es Green+ de classe C permitem ao Grupo TDB alavancar fundos quatro vezes superiores para apoiar transações qualificadas do sector público e privado, alinhadas com o clima e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esses investimentos apoiarão os esforços do Grupo TDB para promover a ação climática e os ODS nos seus estados-membros, gerando reduções consideráveis nas emissões de gases de efeito de estufa a longo prazo.

Estamos muito satisfeitos por receber este investimento no nosso capital de risco pelo CTF através do nosso parceiro estratégico, o BAD. O novo capital apoia o crescimento verde da TDB e a agenda de ação climática e o nosso esforço para ajudar os Estados-membros a alcançar as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas. Valorizamos o papel pioneiro do Banco Africano de Desenvolvimento, que gerou muito interesse por parte de outros investidores e catalisou este investimento, que se esforça por gerar impacto e retornos financeiros atrativos“, disse Admassu Tadesse, Presidente e Diretor-Geral do Grupo TDB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui