Bancos nacionais não cumprem regra que prevê transferências aos fins-de-semana

1667

Os bancos nacionais continuam a “desvalorizar” o Aviso n.º16/2022 do Banco Nacional de Angola (BNA), que manda os bancos a processarem aos fins-de-semana e feriados as transferências e pagamentos feitos na sexta-feira ou num dia anterior ao feriado, segundo uma investigação do jornal Expansão.

Pelo que conta aquele periódico angolano, dois meses depois da norma da inserção do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR 24/7) instado pelo BNA, as instituições bancárias continuam a “arrastar” para segunda-feira todas as compensações aos respetivos beneficiários.

Pelo que foi notado, para o não cumprimento dessa norma, está o facto de alguns bancos ainda não estarem preparados em termos de recursos humanos, para a tristeza de vários e inúmeros clientes que se manifestaram preocupados com o facto de, após uma transferência realizada no último dia útil da semana, sexta-feira, os valores não terem entrado nas contas beneficiárias no dia imediatamente a seguir, sábado, e apenas na segunda-feira deram entrada. Isto contraria o Aviso do banco central que antecipou, a 1 outubro, o fim desses atrasos nas transferências de contas de bancos diferentes.

Alguns bancos não estão a cumprir a medida por falta de pessoal técnico para afetação aos finais de semana na sala de operações“, disse uma fonte ao semanário.

MAIS: BNA alerta para funcionamento ilegal de empresas de emissão de cartões visa

Por sua vez, uma fonte da administração de um dos maiores bancos explicou ao Expansão que “parte do problema poderá ser o facto de boa parte dos bancos ainda não se terem adaptado à norma, já que esse mecanismo de assistência de liquidez depende dos fundos que os bancos têm na conta de garantia para essas operações“.

Quando um banco não tiver dinheiro na conta, o banco central cobre, mas, depois este banco paga sob forma de empréstimos que deverão ser pagos à taxa da facilidade de cedência de liquidez. Alguns bancos ainda não interiorizam isso“, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui