Início África [Cabo Verde] Luxemburgo lança satélite que vai ajudar o país na defesa espacial

[Cabo Verde] Luxemburgo lança satélite que vai ajudar o país na defesa espacial

0
[Cabo Verde] Luxemburgo lança satélite que vai ajudar o país na defesa espacial

O Luxemburgo vai apoiar Cabo Verde na defesa espacial, no âmbito de um satélite que o país europeu vai lançar ainda este ano, esperando melhorar a vigilância e patrulhamento das águas territoriais do arquipélago, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito na cidade da Praia pela ministra de Estado e da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, e pelo vice-primeiro-ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo, François Bausch, que iniciou uma visita oficial de dois dias ao arquipélago cabo-verdiano.

O também ministro da Defesa e da Mobilidade e Obras Públicas luxemburguês revelou que o seu país vai lançar um satélite ainda este ano e que estará operacional em 2024, para observar a terra, com imagens precisas do território, ajudando muito a garantir a sua segurança.

Estou muito contente com a continuação desse apoio, começamos a apoiar o país a equipar o Cosmar [Centro de Operações de Segurança Marítima] na Praia, treinamento da guarda costeira. Vamos continuar essa ajuda, oferecendo algo suplementar que é muito importante para garantir a segurança no vosso território que é a observação e imagens através do espaço, através de satélite“, frisou Bausch, no final de um encontro entre as duas delegações.

Depois desta visita, o governante revelou que os dois países vão formar um grupo de trabalho para finalizar um memorando com todos os detalhes para um protocolo a ser assinado em breve.

MAIS: [Cabo Verde] Pagamentos do Estado será com faturas eletrónicas

François Bausch justificou ainda o suporte a Cabo Verde nesta área pelo papel que o arquipélago desempenha na estratégia de defesa em África, para combater vários ilícitos.

A ministra da Defesa de Cabo Verde lembrou que a cooperação entre os dois países é antiga sendo mais recente no domínio da defesa, mas já “com ganhos significativos”, nomeadamente um financiamento ao Cosmar, para formação e capacitação do pessoal da Guarda Costeira.

Com particular ênfase na aquisição de equipamentos que nos empoderou e aumentou significativamente a nossa capacidade de operacionalidade“, salientou a ministra, que destacou o “forte potencial e a grande capacidade” do Luxemburgo na questão da estratégia espacial de defesa, esperando continuar a cooperação no âmbito do lançamento do satélite.

É algo que para nos traz uma grande satisfação, exatamente porque nos abre a possibilidade e oportunidade de estabelecermos mais um protocolo bilateral, que será delineado através das nossas direções nacionais da defesa para materializar essa cooperação neste domínio“, perspetivou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui