
Segundo a agência chinesa Xinhua, o próximo Campeonato do Mundo, que será realizada no Canadá, México e Estados Unidos, contará com a aplicação de diversas soluções baseadas em IA desenvolvidas pela Lenovo, incluindo o Football AI Pro, um sistema de visualização de avatares 3D de jogadores habilitado por IA para o árbitro assistente de vídeo (VAR, sigla em inglês), e uma versão atualizada do Referee View, que exibe imagens do jogo a partir da perspectiva dos árbitros de campo.
O Football AI Pro é um assistente de conhecimento alimentado por IA generativa, projetado para apoiar todas as 48 seleções participantes na análise de milhões de pontos de dados gerados em cada partida; a ferramenta auxiliará treinadores, jogadores e analistas na preparação dos jogos, planejamento tático e tomada de decisões personalizadas.
A solução de avatares 3D de jogadores habilitada por IA representa um grande avanço na tecnologia semi-automatizada de impedimento. Todos os jogadores participantes passarão por escaneamento digital para gerar modelos 3D altamente precisos, que serão integrados à transmissão anfitriã, permite que as decisões de impedimento determinadas pelo VAR sejam apresentadas de forma mais realista e envolvente aos torcedores nos estádios e aos espectadores em todo o mundo.
Segundo Gianni Infantino, presidente da FIFA, esta solução vai permitir uma identificação e um acompanhamento mais exatos dos jogadores, mesmo em jogadas rápidas ou com obstruções visuais.
O objectivo é reduzir erros, acelerar decisões e tornar todo o processo mais transparente para árbitros, jogadores e adeptos.
Actualmente, sistemas como os usados na Premier League recorrem a dezenas de câmaras e a milhares de pontos de dados para localizar os jogadores e a bola. Contudo, os modelos gráficos não refletem de uma forma fiel o tamanho real de cada atleta.
Segundo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em declarações divulgadas pelo próprio organismo, “o Mundial 2026 promete ser o maior e mais inclusivo espetáculo do planeta”.






